Destaque

Dia do arquiteto e urbanista: palestra e apresentação de projetos do TCC e concurso quilombola

O CAU/GO realizou na última quinta-feira, dia 16, um evento em comemoração ao Dia do Arquiteto e Urbanista, com transmissão online pelo Youtube do Conselho. A celebração contou com a presença do presidente do CAU/GO, Fernando Chapadeiro, da palestrante Priscila Gabriel (DF), e dos primeiros colocados do Prêmio de TCC 2021, que leva o nome do professor Lucas Felício, e do Concurso Nacional de Projetos para Habitação Quilombola.

Clique aqui para assistir.

Durante a abertura, o presidente do Conselho, Fernando Chapadeiro, apresentou algumas realizações do Conselho em 2021 e expectativas para o próximo ano. “Foram realizados mais de 15 mil atendimentos aos profissionais e mais de 400 ações de fiscalização, especialmente no combate ao exercício ilegal da profissão”, afirmou.

Em seguida, após breve fala dos parceiros Ipog, por meio da consultora Kátia Sousa, e Munó Acabamentos, representada pela empresária Fernanda Bastos, aconteceu a palestra da arquiteta e urbanista Priscila Gabriel.

Foto: Carlos Salício

Diretora do Studio Pippa Arquitetura e Design, em Brasília, Priscila contou sobre a origem do escritório, que completou 10 anos em 2021, e apresentou diversos projetos realizados pelo escritório, como a sede de uma empresa de turismo – segundo ela, desafiadora no que diz respeito a prazos e orçamento – e a Casa Escala, com medidas fora do padrão para atender a necessidades específicas dos clientes.

Priscila contou que o início do Studio Pippa se deu a partir de projetos para familiares e amigos, e com o resultado dos trabalhos realizados e compartilhados, junto aos integrantes da equipe, o crescimento do escritório se consolidou. Quando questionada sobre dificuldades de sua carreira, ela abordou sobre o fato de ser mulher, que segundo ela foi o que mais moldou seu trabalho e o percurso do escritório, citando a maternidade como divisor de águas.

Prêmio
Após a palestra, a conselheira do CAU/GO Anna Carolina Cruz foi convidada para a entrega do prêmio das três primeiras colocadas do Prêmio de TCC 2021. A premiação contou com as parcerias da Munó Acabamentos, IPOG, da International Inglês Personalizado e a Casa Galeria, que doaram trena eletrônica, cafeteira, planner, bolsas para a realização de cursos e uma obra de arte aos primeiros colocados.

Foto: Carlos Salício

De autoria de Rafaela de Castro Marçal (PUC Goiás), que foi orientada pelas professoras Camilla Pompeo de Camargo e Silva e Isabela Paiva Gomes Ferrante, o trabalho que ficou na primeira colocação foi o “Sistema Urbano Integrado em Orizona”.

“Trata- se de um planejamento urbano municipal que visa promover o desenvolvimento funcional do município, que é composto pela cidade sede e mais nove povoados”, explicou na apresentação. “Para isso, proponho a integração das unidades urbanas nos aspectos social, econômico e físico, trabalhando em quatro eixos: turismo, sustentabilidade, paisagem e mobilidade. Assim, eu posso favorecer os povoados, e manter a cultura de morar existente.”

Concurso
Na terceira e última parte do evento, a conselheira do CAU/GO Simone Buiate foi convidada para entregar o prêmio vencedor do Concurso Nacional de Projetos para Habitação Quilombola à equipe formada pelos arquitetos e urbanistas Marina Noelle Sousa Borges e Pedro Henrique Ramos Lima.

“O tema da habitação social nos faz pensar no direito à habitação, e a habitação no campo também nos faz pensar em outros direitos, sendo eles emprego e renda”, disse Marina na apresentação do trabalho. “Esses direitos estiveram presentes em todos os processos para a gente chegar ao resultado final.”

“Acreditamos que nosso projeto tenha vindo para dar uma moradia digna tanto para os quilombolas quanto para a população rural”, afirmou Pedro. “Também acreditamos que o diálogo com a comunidade será totalmente necessário para o processo de finalização do projeto.” Os autores do projeto premiado serão contratados para o desenvolvimento dos projetos complementares que serão entregues à Agehab para execução da obra.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada