Notícias CAU/GO

Dia da Mulher: Goiás tem 2.287 arquitetas e urbanistas

“O espaço que a mulher ocupa na Arquitetura, como em outras áreas, nos coloca hoje como iguais na discussão da qualidade de vida dos cidadãos e do habitat humano – que é o planeta, a cidade, o lugar, o espaço público e o espaço privado. Quanto à falta de valorização profissional, acredito que atinja todos os arquitetos e urbanistas, não só as mulheres. Não somos reconhecidos como profissionais que fazem projeto de cidades, parques, grandes regiões metropolitanas ou grandes edifícios. O desafio de mostrar que o arquiteto é capaz de fazer tudo isso é de toda a categoria.”

Lana Jubé
Conselheira federal do CAU/BR por Goiás

 

As mulheres dominam o mercado de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. São mais de 97.093 arquitetas e urbanistas trabalhando hoje em todo o território nacional – 62,6% do total de profissionais. Sua presença se fez notar desde muito cedo, com Lina Bo Bardi e Rosa Kliass à frente de grandes projetos, e vem crescendo a cada ano. Cada vez mais, transformando a sociedade com sua inteligência e sua capacidade de trabalho, por meio da Arquitetura e Urbanismo. Veja abaixo histórias de profissionais que fazem a diferença nas cidades brasileiras com seu trabalho.

Em alguns estados, mais de 70% dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo são mulheres. E a tendência é que essa predominância só aumente: nas faixas mais jovens, com até 30 anos, elas já são 73% do total de profissionais ativos. Na faixa mais numerosa, entre 30 e 40 anos, representam 65% da categoria. Elas só são minoria entre aqueles com mais de 60 anos. A idade média das profissionais é de 38 anos. As principais atividades realizadas são as de Projeto (55% do total), seguidas de Execução de Obras (32%) e Atividades Especiais (9%), que são serviços de laudo, vistoria, perícia, avaliação, consultoria, assessoria técnica, etc.

Leia aqui mais depoimentos das conselheiras federais do CAU/BR e das presidentes de CAU/UFs

Com informações do CAU/BR

MAIS SOBRE: dia da mulher

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro