Destaque

“Desvelando os paradigmas do processo criativo” é o tema da Aula Magna com Héctor Vigliecca

O CAU/GO traz o arquiteto e urbanista Héctor Vigliecca para ministrar a quarta edição da Aula Magna, com o tema “Desvelando os paradigmas do processo criativo”. “Nada é essencialmente novo; tudo o que eu faço é colher flores nos jardins alheios. O que é propriamente meu é o laço que as amarra”, complementa Vigliecca no texto de apresentação da palestra. O evento será realizado na próxima sexta-feira, dia 21 de novembro, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, às 9h da manhã. 

Clique aqui para fazer sua inscrição

Quem é Héctor Vigliecca

Héctor Vigliecca é um arquiteto e urbanista uruguaio que vive no Brasil desde 1975. Possui uma vasta produção que abarca desde projetos de habitação de interesse social, arenas esportivas e edifícios nos âmbitos cultural, educacional e institucional, até grandes intervenções urbanas. É sócio-fundador, com a arquiteta e urbanista Luciene Quel, do escritório Vigliecca & Associados, com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro. Reconhecido principalmente por sua expertise em urbanismo e atuação em áreas críticas, destaca-se por atualizar o debate na arquitetura brasileira e demonstrar uma alternativa na atuação de projetos públicos. Trata a arquitetura além do objeto – como um processo de construção da cidade. Notabiliza-se pela expressiva participação em concursos públicos nacionais e internacionais, que já resultou em 48 prêmios e inspirou o livro “Hipóteses do Real( 2013), compilação de projetos criados para concursos públicos entre 1971 e 2011. Este livro e “Arena Castelão – Governador Placido Aderaldo Castelo” estarão disponíveis para venda durante a Aula Magna, com direito a autógrafo do autor. 

Conhecido por sua vasta atuação em concursos de projetos, Vigliecca acaba de vencer mais um, o Concurso Anexo da Biblioteca Nacional, para reformar o antigo armazém do Ministério da Agricultura, que funciona como Anexo da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). O concurso teve a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ). Após as obras de intervenção, a Fundação da Biblioteca Nacional irá transferir a coleção de periódicos para a nova estrutura, assim como parte da área técnica da instituição. O programa arquitetônico prevê a criação de uma sala de leitura, espaço de exposição, uma biblioteca de acesso público e um auditório. A edificação deve atingir uma área de 30 mil metros quadrados ao fim da reforma.

Aula Magna

O CAU/GO realiza semestralmente a Aula Magna, no intuito de trazer aos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e aos profissionais da área do nosso Estado um palestrante conceituado, com grande experiência profissional. Os objetivos principais são o de aproximar o Conselho das faculdades e dos futuros profissionais, levar informações sobre projetos relevantes da área e, assim, fortalecer o ensino de Arquitetura e Urbanismo. Nas três edições anteriores, a Aula Magna foi realizada nas cidades de Goiânia e Anápolis, cidades que concentram os cursos de Arquitetura e Urbanismo no Estado. Nestas ocasiões, foi escolhida uma das instituições de ensino de cada cidade como anfitriã. Nesta edição, foi formatada uma nova configuração:todas as instituições de ensino estarão juntas como anfitriãs, na cidade de Goiânia, o que irá propiciar um momento único de integração entre os acadêmicos.

O CAU/GO finaliza o ano de 2014 com a quarta edição da Aula Magna. A primeira contou com a presença do arquiteto e urbanista Hugo Segawa, que abordou o tema “A produção da arquitetura contemporânea como produção de cidades”. A segunda edição do evento o arquiteto e urbanista Ricardo Corrêa, que tratou do tema “Mobilidade urbana: mobilização das cidades”; e a terceira edição contou com o arquiteto e urbanista Vinícius Andrade, que discorreu sobre “A dimensão urbana da arquitetura”.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada