Destaque

Conselho integra GTs sobre BIM, RCC e Norma de Desempenho

Na última quinta-feira, dia 7, o CAU/GO deu início a sua participação nos Grupos de Trabalho da Comunidade da Construção em 2022. A conselheira Juliana Guimarães participou do primeiro encontro sobre BIM neste ano. Iniciado no ano passado, o grupo já realizou 12 ações técnicas e reuniões de trabalho. Para 2022, o GT tem previstas pelo menos oito atividades técnicas no total.

“O BIM vem para facilitar e tornar a gestão de obras e projetos mais funcional e mais prática para todos os profissionais envolvidos”, afirmou Juliana.  “A tecnologia avança constantemente e o profissional precisa se atualizar, para não ficar para trás. O CAU deve ser o maior incentivador dos arquitetos e urbanistas para se atualizarem e valorizarem seu trabalho.”

Além do GT sobre BIM, o CAU/GO integra também o GT sobre resíduos da construção civil (RCC) e o GT sobre a Norma de Desempenho.

A conselheira Simone Buiate acompanhará as atividades do grupo “Living Lab C – Inovação e Sustentabilidade”, com foco na “Gestão e Reaproveitamento de RCC”. Iniciado em 2020, o GT obteve patrocínio do Conselho no ano passado, para realizar a atividade Desafio Nacional Construct Ideathon.

Já o GT sobre a Norma de Desempenho (NBR 15.575), em atividade desde 2013, será acompanhado pelo conselheiro Gabriel Xavier.

Histórico
O Programa da Comunidade da Construção completa, em 2022, 20 anos de atuação no polo de Goiânia. Está em seu 15º ciclo de atividades e conta com a participação de 50 empresas e entidades.

A Comunidade da Construção tem por princípio contribuir para melhorar o desempenho das edificações, aliando, para tanto, conceitos do desenvolvimento sustentável e incentivando a industrialização e a inovação tecnológica na construção civil. A coordenação técnica do programa está a cargo da UFG. A promoção é do Sinduscon e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

“Partindo da contribuição (de conhecimento, de articulação e inclusive financeira) de cada empresa ou profissional, os membros passam a fazer parte de uma rede sinérgica, em que todos colhem os frutos da organização e da cooperação de cada um”, diz o termo que formalizou a parceria do CAU/GO com a Comunidade da Construção, na participação dos GTs.

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano