Destaque

Palestra no 6º Encontro de Arquitetura e Design

Nesta terça-feira, o CAU/GO participou da abertura do 6º Encontro de Arquitetura e Design (EARQ), realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. Na palestra, o presidente Arnaldo Mascarenhas Braga e sua vice, Maria Ester de Souza, apresentaram a história da profissão de arquiteto no Brasil e a trajetória do Conselho desde sua concepção até sua concretização. “O Conselho existe para defender a sociedade”, disse Arnaldo Mascarenhas. “Advogamos pela Arquitetura e Urbanismo praticados de acordo com a lei e com a ética profissional.”

Ao final, uma arquiteta na plateia perguntou a posição do CAU sobre a “reserva técnica”, porcentagem cobrada, por alguns profissionais, das lojas onde seus clientes adquirem produtos para sua obra ou residência. “Trata-se de uma prática perniciosa”, afirmou Maria Ester, que também é coordenadora da Comissão de Ética do CAU/GO. “Com ela, existe o grande risco de o profissional colocar o prêmio pela seleção de determinado material, como premissa para as propostas de seu projeto. Nesse momento, a Arquitetura perde qualidade, como também perde a relação de confiança entre cliente e profissional.”

Frente a outra questão do auditório, os representantes do CAU também trataram da importância do design para a profissão. “A Arquitetura se torna útil com a presença do mobiliário, por exemplo, produzido pelo design de objetos”, afirmou Arnaldo Mascarenhas. Os anjos suspensos da Catedral de Brasília, segundo ele, têm por sua vez a finalidade de dar escala à obra arquitetônica. “Nós, arquitetos, somos cobrados pela responsabilidade técnica sobre nossos projetos. Precisamos nos sentar à mesa e discutir, a fim de acabar com o mal estar entre arquitetos e designers”.

Através de seu edital de patrocínio, o CAU/GO é um dos apoiadores do 6º EARQ.

Público
Segundo a organização do EARQ, mais de 800 pessoas participaram do primeiro dia do evento, que vai até quinta-feira, dia 17. Para hoje, a expectativa é de que haja ainda mais público, devido à palestra de Fernando e Humberto Campana, maior atração do encontro. Também integram programação de hoje Zanini De Zanine, Henrique Steyer, Maurício Arruda e os goianos André Brandão e Márcia Varizo.

Amanhã, as palestras serão com os arquitetos Arnaldo Danemberg (RJ), que falará sobre antiquários; Camila Klein (SP), que tratará de projetos envolvendo aviação; Maneco Quinderé (RJ), que abordará a iluminação cenográfica; e o designer italiano Giorgio Bonaguro (Milão). Além das palestras, o EARQ tem exposição de fornecedores e uma praça gastronômica aberta ao público. Para mais informações, clique aqui.

Serviço
6º EARQ – Encontro de Arquitetura e Design
Data: 15, 16 e 17 de setembro
Horário: 10h às 22h
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer

 

Crédito da foto: Tobias Ragonesi

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada