Destaque

Conselho esclarece dúvidas sobre 1º Concurso de Fotografia sobre Patrimônio

Diante das questões que chegam ao CAU/GO sobre o que é considerado patrimônio histórico em Goiás e pode vir a ser objeto das fotografias que concorrerão no 1º Concurso de fotos da autarquia, foi feito um levantamento dos bens tombados pelo Iphan, que podem servir como referência aos interessados.

“É um ponto de partida”, afirma a gerente geral do Conselho, Isabel Barêa Pastore, responsável pela organização do certame. “Mas é claro que nem todos os bens interessantes estão nessa lista, pois existem muitos outros edifícios e conjuntos que registram traços da nossa história.” Os participantes do concurso poderão, inclusive, contribuir para a descoberta de itens ainda pouco conhecidos.

De acordo com a Constituição Federal, o patrimônio é constituído por bens “portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira” (artigo 216).

“Com a exposição de fotos que seguirá a realização do concurso, pretendemos valorizar os bens e expor para a sociedade a riqueza da nossa história e da nossa Arquitetura”, afirma Isabel Barêa. “Nela, poderemos descobrir perspectivas, vistas e detalhes interessantes, que por vezes passam despercebidos aos nossos olhos no cotidiano da vida na cidade”.

Veja abaixo informações do site do Iphan, com os monumentos, edifícios e conjuntos históricos tombados em cinco municípios goianos:

Corumbá de Goiás (GO)
Goiânia (GO)
Goiás (GO)
Pilar de Goiás (GO)
Pirenópolis (GO)

Conforme o edital do concurso fotográfico, os critérios de seleção das fotografias são os seguintes:

Valor como expressão do Patrimônio Histórico Goiano – (3,0 pontos);
Expressão como imagem relacionada à arquitetura e urbanismo – (2,0 pontos);
Definição e qualidade da imagem – (2,0 pontos);
Singularidade – (1,0 ponto);
Enquadramento e composição – (1,0 ponto);
Luz, equilíbrio, contraste, meios tons, em preto e branco ou em cores – (1,0 ponto).

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada