Destaque

Conselheiro federal por Goiás participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília

Conselheiros federais Gerardo Fonseca (PI), Giedre Ezer Maia (ES) e Nilton Lima (GO)

 

Até a próxima quinta-feira, 30 de março, mais de 9 mil prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todo o país estão reunidos na capital federal para a 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios. Arquitetos e urbanistas também estão presentes, representados pelos presidentes e conselheiros do CAU. “Nossos conselheiros estarão mobilizando os políticos de suas bases regionais, é um trabalho muito importante”, afirmou a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh.

Acompanhe passo-a-passo a participação do CAU na 24ª Marcha dos Prefeitos em Brasília

No evento, os conselheiros buscam aproximação com o poder público (Executivo e Legislativo) nas três esferas: municipal, estadual e federal. O objetivo é conhecer as demandas dos municípios e encontrar convergências com as pautas do CAU, além de divulgar a importância do trabalho de arquitetos e urbanistas.

“É fundamental ao Conselho se posicionar junto aos municípios sobre como a Arquitetura e o Urbanismo são fundamentais para a melhoria das cidades”, disse o conselheiro federal por Goiás, Nilton Lima, que participa do evento.

“Seja em planejamento urbano ou em execução de projetos e obras de infraestrutura urbana integrada, inteligente e sustentável; e, ainda, mostrando todos os trabalhos elaborados pelo CAU no suporte à ATHIS (Assistência Técnica para Habitação Social), no licenciamento de projetos responsável, na proteção e valorização do Patrimônio Histórico e Cultural, no projeto Lelé, no CAU Educa, em que também trabalhei, e muito mais. Arquitetos e urbanistas são fundamentais ao desenvolvimento das cidades e na melhoria do espaço urbano.”

“Este é o momento de ouvirmos e entendermos as demandas dos municípios, qual a percepção dos gestores públicos e como o CAU pode ajudar”, disse a conselheira federal pela Paraíba, Camila Leal.

O CAU Brasil montou um estande de 25m² apresentando seus principais projetos voltados aos municípios. Todos esses assuntos também estão em um material produzido exclusivamente para as Prefeituras, como o folder “Prefeito(a), Saiba como Arquitetura e Urbanismo podem melhorar a sua cidade!”, que foi incluído nas pastas que a CNM fornecerá a todos os participantes da Marcha.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR VERSÃO WEB DO FOLDER “PREFEITO (A), SAIBA COMO ARQUITETURA E URBANISMO PODEM MELHORAR A SUA CIDADE”

CONFIRA TAMBÉM O VÍDEO “LICENCIAMENTO RESPONSÁVEL E DIGITAL – PROPOSTA DO CAU BRASIL PARA O PODER PÚBLICO”, QUE ESTÁ SENDO EXIBIDO NO EVENTO:

Só na área de ATHIS, por exemplo, o CAU Brasil e os CAU/UF já financiaram mais de 230 ações em todo o país. O investimento total, de 2017 a 2022, já ultrapassou R$ 23 milhões. Além disso, a campanha Mais Arquitetos impactou mais de 20 milhões de pessoas nas redes sociais, mostrando o que é a ATHIS e como acessá-la.

Com isso, os conselheiros vão reforçar os temas apresentados na Carta aos Candidatos das Eleições 2022, que trouxe 20 propostas de políticas públicas inovadoras, partindo de três eixos principais: 

• Moradia digna é uma questão de saúde pública
• Direito à cidade é uma questão de justiça social
• Planejamento Urbano Integrado é segurança e qualidade de vida

Entre os debates com participação dos os conselheiros, estão temas como desafios do saneamento, regulação do transporte público, gestão ambiental, turismo em cidades históricas, defesa civil, reforma tributária, habitação e PPPs, Programa Município Carbono Zero, trânsito e mobilidade, além de debate com ministros e vereadores. A presidente do CAU Brasil, Nádia Somekh, destacou que são os prefeitos que podem beneficiar diretamente a população local, principalmente a parcela mais humilde, por isso a importância dessa participação dos arquitetos e urbanistas na Marcha a Brasília.

Neste ano, o evento comemora 25 anos de mobilização nacional, com o tema “Pacto Federativo: um olhar para o futuro”.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano