Destaque

Comemorando o Dia do Arquiteto, Conselho exibe filme sobre Burle Marx

No próximo dia 14 de dezembro, o CAU/GO realiza em homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista uma sessão exclusiva de cinema, com o documentário “Filme Paisagem: um olhar sobre Roberto Burle Marx”. O evento será no cinema do Goiânia Shopping e terá início às 10h, com um brunch para os profissionais participantes.

**Os convites estão esgotados**

Os interessados retiraram seu convite gratuito na sede do CAU/GO, a partir do dia 5 de dezembro. O evento é exclusivo para profissionais graduados e em dia com o Conselho e os ingressos são limitados. 

Confira o trailer oficial do filme:

“Burle Marx foi pioneiro ao entender e usar a estética exuberante da vegetação brasileira”, afirma o presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga. “Convidamos os arquitetos a conferirem esse registro do trabalho do paisagista no cinema e a confraternizarem conosco.”

Paisagismo
Burle Marx, falecido em 1994 aos 84 anos, é a grande referência no paisagismo nacional. Entre seus mais notórios projetos, estão o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte (1942-1945), o Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro (1961), e o Eixo Monumental de Brasília (1961-1962), em parceria com os arquitetos modernos Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy e Lúcio Costa, respectivamente. O calçadão de pedras portuguesas em Copacabana (1970), na capital fluminense, também está entre seus trabalhos mais icônicos.

As formas sinuosas e orgânicas de seus projetos, aliadas ao estudo da paisagem natural e da diversidade da vegetação brasileira, são marcantes na obra de Burle Marx, que realizou viagens por diversas regiões do país para coletar e catalogar exemplares de plantas.

O documentário, de 2018, foi dirigido por João Vargas Penna.

Serviço
Sessão exclusiva de cinema – Dia do Arquiteto e Urbanista 2019
“Filme Paisagem: um olhar sobre Roberto Burle Marx”
Data: 14/12/2019
Brunch: 10h
Exibição: 11h
Local: Kinoplex Goiânia Shopping
Endereço: Av. T-10, 1300, Bueno – Goiânia

 

*Editado em 13/12/2019.

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Centraliza: CAU/GO envia contribuições para a Câmara

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023