Destaque

Com campanha nas redes sociais, Conselho quer ampliar conhecimento sobre Código de Ética

O CAU/GO realiza a partir de agosto a uma campanha de divulgação sobre o Código de Ética e Disciplina, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos profissionais a respeito das normas estabelecidas pelo documento. Entre os temas levantados pelo material estão o papel do RRT, a responsabilidade técnica em empresas e os tipos de sanções previstos pelo documento, entre outros.

A campanha será veiculada nas redes sociais do Conselho (Instagram e Facebook).

“Em Arquitetura, o respeito às normas e as responsabilidades técnica, social e civil no exercício da profissão, são os pontos essenciais que buscamos reafirmar na conduta de nossos pares”, afirma a coordenadora da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/GO, Giovana Santos. “Inclusive sobre questões autorais e de transparência quanto aos serviços prestados.”

O material segue o projeto gráfico adotado na última edição da publicação, de 2019, com aquarelas de autoria do arquiteto e urbanista Fernando Simon, que gentilmente cedeu as imagens para o Conselho.

“Optamos por manter o mesmo projeto visual já utilizado na última edição do Código de Ética publicado pelo CAU/GO”, explicou a conselheira Anna Carolina Cruz, coordenadora da Comissão Temporária de Comunicação, “a fim de dar unidade à transmissão desse conteúdo”.

Histórico
Desde setembro de 2013 – dois anos e nove meses após os arquitetos passarem a ter um conselho profissional próprio – os profissionais contam com um Código de Ética e Disciplina. A publicação traz as normas para o relacionamento dos arquitetos e urbanistas com clientes, colegas, o Conselho e a sociedade.

O documento foi publicado após ampla pesquisa e debate nacional sobre o tema. O trabalho realizou um levantamento de códigos de instituições internacionais e nacionais, tais como o da União Internacional de Arquitetos (UIA) e do Conselho de Arquitetos da Europa (ACE-CAE), além de documentos normativos do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e Códigos de Ética das organizações de arquitetos e urbanistas dos EUA, Reino Unido, França, Espanha e Portugal.

O arquiteto e urbanista Arnaldo Mascarenhas Braga, presidente do CAU/GO por duas gestões (2015-2020) e conselheiro federal do CAU/BR por Goiás na primeira gestão (2012-2014), atuou na elaboração do Código de Ética.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Centraliza: CAU/GO envia contribuições para a Câmara

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023