Destaque

CAU/GO recebe a Quadro Arquitetos

image3 (1)
Arquitetos Larissa Ricardo e Paulo Perini, conselheiro Fernando Chapadeiro e pres. do CAU/GO Arnaldo Mascarenhas

O CAU/GO recebeu, na tarde de terça-feira (19), os arquitetos Paulo Gustavo de Araújo Perini e Larissa Ricardo do Amaral Lopes, da Quadro Arquitetos Ltda, vencedores do concurso que premiou o melhor anteprojeto de Arquitetura de Interiores, visando a adequação da sede da autarquia. O projeto final revisado havia sido entregue no dia 8 de junho, conforme previsto em contrato. São, no total, 47 pranchas de projeto executivo de arquitetura de interiores, e três pranchas de elaboração de identidade visual, feitas espontaneamente pela Quadro.

Com apenas dois anos no mercado de trabalho, a jovem equipe enxergou no concurso uma ótima oportunidade para o crescimento do escritório. Larissa conta que ela, Paulo e Robson estão juntos desde a faculdade, e que sempre visionaram a prestação de concursos. “A premiação deu à empresa maior visibilidade, tanto entre a própria comunidade de arquitetura quanto em relação aos clientes que assistimos”, afirma Paulo.

A fim de concluir o anteprojeto no prazo estipulado pelo edital, a Quadro dedicou, para a sua execução, um tempo exclusivo, tratando o projeto como se fosse um cliente convencional. “Conciliar o período dedicado ao projeto do concurso com os nossos clientes do escritório foi um desafio, visto que, inicialmente, era um tiro no escuro”, relata Larissa.

Além de driblar o tempo, Paulo explica que a premissa de aproveitamento do mobiliário existente também se pôs como desafio para a Quadro. “O programa do CAU, por ser corporativo, é simples. Porém, encaixar a atual mobília é difícil para qualquer proposta arquitetônica diferenciada”, diz. Ainda de acordo com Paulo, o orçamento reduzido foi outra dificuldade encontrada, já que a sede possui uma área extensa.

A Quadro frisou, ainda, a importância da composição da identidade visual do lugar. “A gente se concentrou, desde o início, em fazer uma comunicação visual junto com o projeto arquitetônico. Visto que o CAU é um espaço público, estes itens não podem ser dissociados”, relatam.

Fernando Chapadeiro, conselheiro do CAU e coordenador da Comissão Temporária de Estruturação da Sede (CTES), também esteve presente neste encontro. Tendo acompanhado todo processo do concurso, Fernando ressalta que a iniciativa é inédita. “Foi o primeiro edital nacional elaborado por um CAU com essa característica”, conta. O conselheiro diz, ainda, que a importância deste tipo de concurso é democratizar, posto que foi priorizado a escolha do melhor projeto. Também fazem parte da CTES o Conselheiro Marcos Arimatéa e o Professor Frederico Rabelo, convidado do CAU/GO para compor o grupo.

Paulo, Larissa e demais arquitetos da Quadro estão orgulhosos da realização do projeto, e afirmam que o resultado impulsionou o escritório. O projeto de arquitetura de interiores para a sede do Conselho é, agora, acervo importante no portfólio da empresa. “Foi uma confirmação de todo trabalho que estávamos fazendo”, enfatiza Paulo.

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano