Destaque

CAU/GO promove Seminário Legislativo “A Cidade que Queremos” na Câmara Municipal de Goiânia

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) promove, nos dias 13 e 14 de agosto, na Câmara Municipal de Goiânia, o Seminário Legislativo “A Cidade que Queremos”. O evento conta com a parceria da Vereadora Cristina Lopes. Esta iniciativa tem o propósito de debater os projetos de lei em tramitação na Câmara relativos ao Planejamento Urbano e à Arquitetura e sugerir novos temas, para projetos que possam contribuir efetivamente para a melhoria da estrutura urbana em Goiânia.

No dia 13 serão ministradas duas palestras, a partir das 14h. Na primeira, o Arquiteto e Urbanista Benny Schvasberg, abordará o tema Lei e Cidade: “Bases Urbanísticas e Institucionais para as cidades no Brasil”, propondo o desenho de uma cidade melhor; a outra, proferida pelo Assessor Parlamentar Jenner Jalner de Morais, irá discorrer sobre a participação do arquiteto no processo legislativo. A parte técnica pretende alcançar, sobretudo, os assessores parlamentares, que são os responsáveis pela elaboração dos projetos de lei. No dia 14, serão formados grupos de trabalho para avaliar as proposituras.

Serão debatidos temas como habitação, mobilidade, equipamentos públicos, parques, patrimônio histórico, saneamento básico, entre outros. O Presidente do CAU/GO, John Silveira, lembra que um bom planejamento urbano resulta em mais qualidade de vida, já que atenua diversos problemas sociais. “São muitos elementos que compõem o conjunto de debates relativos à gestão da cidade, contudo percebe-se que muitos precisam ser pensados além de medidas paliativas e soluções de curto prazo para situações imediatas. A necessidade de elaborar um Projeto de Estado para a questão urbana, que vá além de uma gestão de quatro anos, configura-se como uma das prioridades para o desenvolvimento sustentável das cidades”, afirma.

 Para se inscrever, acesse aqui. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada