Destaque

CAU/GO e CREA/GO discutem parceria

Considerando as afinidades entre as profissões ligadas ao CAU/GO e ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA/GO), os presidentes de ambas as entidades se reuniram nesta quarta-feira (04/03) para avaliar uma possível parceria. Entre os objetivos acordados, está a valorização profissional, o respeito ao piso salarial e o atendimento às atribuições de cada especialidade. “Vamos fazer uma agenda comum”, afirmou o arquiteto e urbanista Arnaldo Mascarenhas Braga, à frente do CAU/GO.

Um dos problemas enfrentados pelo Conselho no mercado goiano é a existência de engenheiros civis que fazem projetos arquitetônicos indevidamente, principalmente no interior do Estado. Segundo o agrônomo Francisco Almeida, presidente do CREA/GO, também ocorre de arquitetos fazerem projetos elétricos ou estruturais, que não integram seu rol de atribuições. “Podemos fazer uma fiscalização conjunta do CREA e do CAU”, disse.

Além do presidente do CAU/GO, participaram da visita o conselheiro Garibaldi Rizzo, que também é presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Goiás (Sindarq), e a advogada Adriana Coradini Curado, assessora jurídica do Conselho.

O CAU/BR e os CAU/UF, presentes em cada unidade federativa do país, entraram em funcionamento em 2011, após sua criação pela Lei 12.378/10. Até então, os arquitetos e urbanistas brasileiros integravam o grupo de profissionais registrados nos CREAs, ao lado de engenheiros e agrônomos.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada