Destaque

CAU/BR participa da 5ª Conferência Nacional das Cidades

 

Começa nesta quarta-feira em Brasília a 5ª Conferência Nacional das Cidades. Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”, o evento fará um balanço dos dez anos de criação do Ministério das Cidades e apresentará quatro painéis para discutir temas relacionados ao Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – um instrumento que vai ajudar população e gestores públicos a pensar a cidade integralmente, reunindo informações sobre habitação, saneamento, mobilidade, lazer, trabalho, saúde e educação.

 

Oito conselheiros do CAU/BR participarão da Conferência como observadores. “Precisamos reivindicar esse direito à reforma urbana, tão necessária e reivindicada pelos arquitetos que foram às ruas nos últimos meses”, afirma o conselheiro Eduardo Chiletto. “A expectativa é implementar as reformas urbanas para que tenhamos cidades mais inclusivas, que dialoguem com a população – e que ela possa ter voz no desenvolvimento da cidade. Hoje ela ainda está um pouco alijada desse processo”.

 

O CAU/BR também vai reivindicar um assento permanente no Conselho das Cidades, ligado ao Ministério das Cidades. “Estamos falando do arquiteto como protagonista da construção do espaço urbano. É importante que o Conselho das Cidades tenha um representante qualificado, que entende de planejamento urbano”, diz Chiletto. “Acreditamos que o Ministério e o Conselho ganhariam muito com representação dos arquitetos nas discussões”.

 

A 5ª Conferência Nacional das Cidades começa nesta quarta-feira (20/11) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Na abertura, marcada para as 19h30, está prevista a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff, governadores, prefeitos e lideranças dos movimentos sociais. O evento será presidido pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

 

Durante a 5ª. Conferência Nacional das Cidades acontecerá o Seminário Internacional Instrumentos Notáveis de Intervenção Urbana. A abertura será na quinta-feira (21/11), às 8h30, com a presença do ministro Aguinaldo Ribeiro e o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda. Representantes de países como Equador, Colômbia, Argentina e Chile estarão participando de mesas de debates com técnicos brasileiros para discutir temas como: financiamento da infraestrutura urbana, direito de propriedade, entre outros. (programação abaixo).

Serviço:
5ª Conferência Nacional das Cidades e Seminário Internacional Instrumentos Notáveis de Intervenção Urbana
Dia: 20 a 24 de novembro
Horário: Conferência – 20/11 – às 19h30
Seminário: 21/11 – às 8h30
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília (DF)

Programa da 5ª Conferência 

 

20/11 – Quarta-feira
19h30 – Abertura Solene
Local: Auditório Master
21/11 – Quinta-feira
10h – Painel – Balanço dos 10 Anos do Ministério das Cidades
Apresentação: ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e secretários do MCidades.
14h – Painel: Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano
Eixo1: Participação e Controle Social

 

22/11 – Sexta-feira
10h – Painel; Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano
Eixo2: Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano
14h – Painel; Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano
Eixo3: Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial
17h – Painel; Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano
Eixo4: Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade

 

23/11 – Sábado
10h às 17h – Grupos de Debate: Prioridades Ministério das Cidades

 

24/11 – Domingo
10h – Plenária – Prioridades Ministério das Cidades
14h – Ato de Encerramento

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada