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CAU/BR e CAU/UF lançam Centro de Serviços Compartilhados

O CAU/BR e os CAU/UF se juntaram para melhorar e qualificar a prestação de serviços aos 111.868 arquitetos e urbanistas atuantes no país. Em reunião conjunta com conselheiros federais e presidentes estaduais, realizada em Brasília no dia 24 de janeiro, foi aprovada por unanimidade a criação do Centro de Serviços Compartilhados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CSC-CAU). Trata-se de um novo modelo de atendimento aos arquitetos, com inovações operacionais e de gestão. O objetivo é que os profissionais de todo o Brasil sejam atendidos com a mesma qualidade e menor custo.

 

Os serviços aos arquitetos serão administrados nacionalmente por um Colegiado de Governança, composto por conselheiros do CAU/BR e presidentes dos CAU/UF. O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) vai gerir serviços como o Sistema de Comunicação e Informação do CAU (SICCAU), o 0800-883-0113 e o Sistema de Inteligência Geográfica (IGEO), além de informações contábeis e gerenciais internas do CAU. Os custos serão compartilhados entre o CAU/BR e os CAU/UF, em conformidade com as obrigações respectivas estabelecidas pela Lei 12.378/2010.

 

“É um conceito já utilizado algumas em administrações públicas e privadas no Brasil, para compartilhar a prestação de serviços comuns a vários órgãos”, afirma o conselheiro Anderson Fioretti (ES), coordenador da Comissão de Organização e Administração do CAU/BR. “Nosso desafio, ao criar um conselho próprio para os arquitetos brasileiros, está em fazer diferente. Nós demos um passo gigantesco nessa direção, com um sistema uno de gerenciamento da nossa profissão”.

 

Uma das inovações será a implantação de uma Rede Integrada de Atendimento (RIA), para gerenciar o relacionamento e o atendimento prestado aos profissionais brasileiros. “A RIA propõe uma intensificação e qualificação dos serviços de atendimento, unificados a nível nacional. Passa por um sistema de teleatendimento de elevada qualidade, com alta especialização, equipes treinadas em acompanhar e resolver os problemas dos colegas, com capacitação no atendimento e compreensão das especificidades regionais “, afirma o ouvidor-geral do CAU/BR, José Eduardo Tibiriçá.

 

UNIFICAÇÃO – A Rede Integrada de Atendimento terá possibilidade de gerenciar as informações em âmbito nacional, consolidando as demandas e qualificando os procedimentos para todo o Brasil. Essa unificação de esforços e informações permitirá ao CAU elevar em muito a qualidade e a eficiência dos serviços prestados aos arquitetos e à sociedade.

O ouvidor-geral destaca que o principal avanço do Centro de Serviços Compartilhados está no conceito de se prestar um mesmo atendimento a todos os profissionais. “O processo de entendimento entre todos os estados é uma coisa inédita. Com essa proposta conjunta, estamos inaugurando uma fase que não tem limites”, afirma Tibiriçá. “A própria estruturação desse centro já é uma coisa fantástica”.

Novas modalidades de serviços serão o atendimento online por meio da internet e um aplicativo para cadastramento de denúncias via celular e tablete, proposto pelo CAU/MG e integrado ao Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU).

 

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