Destaque

CAU recebe dois eventos sobre BIM em março

O surgimento de novas tecnologias aplicáveis à Arquitetura e Urbanismo tem alterado a rotina dos profissionais nos últimos anos, instaurando novos paradigmas, desde a elaboração de um orçamento à execução de um projeto arquitetônico. Pensando nisso, o CAU/GO fechou duas parcerias para a realização de eventos sobre o método BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção), na sede da autarquia, em março. “A divulgação da tecnologia é fundamental, pois apesar de sua importância para o mercado, ela ainda é pouco conhecida entre os profissionais”, afirma a gerente geral do Conselho, Isabel Barêa Pastore.

No dia 20, das 16h às 18h, um profissional da empresa Graphisoft estará no CAU/GO, dando início a uma série de encontros mensais, para realizar demonstrações e prestar esclarecimentos sobre o ArchiCAD. O software é objeto de convênio com o CAU/BR para a concessão de desconto de 35% aos profissionais, na aquisição do programa, entre outros benefícios. Para profissionais com menos de cinco anos de formados, o desconto é de 40%.

Já no dia 23, a partir das 18h, uma palestra sobre as funcionalidades e vantagens do BIM será concedida no auditório do edifício onde funciona o CAU/GO, pela empresa Kildere Whikichan. As vagas são limitadas – inscreva-se aqui!

Além disso, no dia 24, todos os interessados podem acompanhar o webinar Introdução ao software BIM Archicad, que integra a parceria do CAU/BR com a Graphisoft. O evento virtual será realizado das 11h às 12h. Saiba mais.

Compatibilização
O BIM é um método de trabalho que permite o desenvolvimento de projetos em plataforma 3D, propiciando maior riqueza de detalhes e integração de diferentes bases de dados. Indo além da representação gráfica da obra, a tecnologia se diferencia pela parametrização. Isso significa que, como o processo é todo informatizado, o profissional tem a possibilidade de fazer uma espécie de maquete virtual, podendo alterar livremente o projeto ao mesmo tempo em que toma conhecimento do resultado desencadeado pelas mudanças.

A tecnologia BIM vem sendo utilizada como complemento às ferramentas CAD tradicionais ou em substituição a esse sistema, que trabalha com representações em 2D. “No AutoCAD, eu desenho virtualmente, as ferramentas são praticamente as mesmas. No BIM, não. Em vez de desenhar, eu construo virtualmente”, disse Luiz Augusto Contier, conselheiro federal suplente por São Paulo, durante apresentação na 58ª Plenária do CAU/SP (http://www.caubr.gov.br/58a-plenaria-luiz-augusto-contier-fala-sobre-aplicacoes-da-tecnologia-bim/).

Existem no mercado diversos softwares de BIM – Revit, Bentley, Vectorworks e o ArchiCAD da Graphisoft, entre outros. Embora a estrutura dos programas seja semelhante, cada um deles apresenta recursos e propriedades particulares.

Eventos
Software ArchiCAD – Demonstração e esclarecimentos – Graphisoft
Data: 20/03
Local: Sede do CAU/GO
Endereço: Av. Eng. Eurico Viana, 25, ed. Concept Office, 3o andar, Vila Maria José
Horário: 16h às 18h
Evento gratuito

Palestra sobre BIM – Kildere Whikichan
Data: 23/03
Horário: 18h
Local: Auditório do prédio do CAU/GO
Endereço: Av. Eng. Eurico Viana, 25, ed. Concept Office, 3o andar, Vila Maria José
Evento gratuito
Vagas limitadas (40 vagas)
Faça sua inscrição!

MAIS SOBRE: BIM convênio

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano