Destaque

CAU pede tombamento do Jóquei no Dia do Arquiteto

Nesta sexta, 15, Dia do Arquiteto e Urbanista, o CAU/GO protocolou na sede do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Goiânia, uma proposta de tombamento do Jóquei Clube de Goiás. A edificação modernista, cujo projeto arquitetônico é de autoria de Paulo Mendes da Rocha, está sob risco de demolição, segundo notícias veiculadas na imprensa. No próximo domingo, 17, haverá um ato de apoio à preservação do Jóquei, na entrada do clube pela rua 3.

O parecer técnico que apoia a solicitação de tombamento e trata da relevância arquitetônica do Jóquei, é de autoria do arquiteto e urbanista Lucas Jordano, professor da Universidade Federal de Goiás. Acesse aqui a íntegra do parecer (atualizado em 2019, a pedido da Superintendência de Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de Goiás).

Conforme nota emitida pelo Conselho em 30 de novembro, o Jóquei Clube integra a paisagem do Centro de Goiânia e faz parte da memória afetiva e da identidade do goianiense. Para a autarquia, independentemente de quem venha a adquirir o local ou do uso que ele venha a ter, é primordial que seja garantida a integridade da estrutura da edificação, tal qual ela é hoje. Além do Jóquei, Paulo Mendes é autor dos projetos do estádio Serra Dourada, da Rodoviária de Goiânia e de uma residência na rua 83, Centro, onde hoje funciona uma agência do Banco do Brasil.

Em fevereiro deste ano, Paulo Mendes recebeu a Medalha de Ouro Real concedida pelo Royal Institute of British Architects (Riba). “Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto de classe mundial e uma verdadeira lenda viva”, afirmou a presidente da entidade inglesa, na ocasião da premiação. O arquiteto também é detentor do Prêmio Pritzker (2006) – considerado o “Nobel” da Arquitetura – do Prêmio Mies van der Rohe (2000) e do Leão de Ouro da Bienal de Veneza (2016).

Saiba mais
Arquitetos promovem ato em defesa do Jóquei, no dia 17
Dia do Arquiteto terá filme sobre Paulo Mendes, autor do projeto do Jóquei Clube
Para o CAU/GO, edifício do Jóquei deve ser mantido

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada