Notícias CAU/GO

Conselho participa de reunião com prefeito

O presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga, reuniu-se nesta sexta, dia 4, com o prefeito Paulo Garcia. A pauta do encontro foi o plano de cargos e salários para arquitetos e engenheiros lotados na Prefeitura de Goiânia, que, após dois anos de estudos e avaliações, ficou pronto. Os representantes de classe foram cobrar maior agilidade no envio do projeto à Câmara Municipal. Paulo Garcia solicitou um prazo de dez dias para avaliar o plano e tomar uma decisão a respeito de seu encaminhamento.

Participaram do encontro o presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Goiás (Sindarq-GO), Garibaldi Rizzo, que também é conselheiro do CAU/GO; e os presidentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Francisco Almeida; do Sindicato dos Engenheiros de Goiás (Senge-GO), Gerson Tertuliano; e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Prefeitura de Goiânia (AEAP), Alexandre Vieira. Também esteve presente um grupo de funcionários da prefeitura.

Segundo Garibaldi Rizzo, atualmente os profissionais estão insatisfeitos, e a demora na resolução do problema poderia ocasionar até mesmo uma greve. “Não há mais como esperar porque estamos em ano eleitoral. Se o prefeito não solucionar a situação com rapidez, a Câmara não poderá apreciar esse projeto ainda neste ano”, diz. Uma nova reunião no Paço foi agendada para o próximo dia 14.

Piso
Para que a situação salarial dos profissionais nas prefeituras do Estado seja alterada, além da existência de normativas federais, é preciso estabelecer um plano de cargos e salários em cada município. Para tanto, é preciso uma ação política junto aos prefeitos e vereadores para que os profissionais sejam reconhecidos e valorizados. Essa ação está sendo feita pelo CAU/GO e em 2015 visitamos 10 municípios, incluindo os três mais populosos do Estado. Em 2016, novas visitas serão realizadas. Mas a missão de lutar pelo salário mínimo é, por definição, dos sindicatos de cada categoria. Vale ressaltar que, para o fortalecimento do órgão, é importante a contribuição dos arquitetos e urbanistas.

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro