Destaque

CAU/GO apoia docentes da Escola de Artes e Arquitetura da PUC

O CAU/GO vem a público apoiar a manifestação de docentes da atual Escola de Artes e Arquitetura (EAA) da PUC Goiás, visando preservar a história e a memória dessa instituição, que já soma 62 anos desde a sua criação.

No último mês de junho, a PUC Goiás comunicou que reunirá onze cursos de sua grade, entre eles a Arquitetura e Urbanismo e o Design, em uma única unidade acadêmica, intitulada Escola Politécnica. Em um abaixo-assinado que já conta com 884 assinaturas, a proposta dos professores da EAA é de que o nome da nova unidade inclua as Artes e a Arquitetura. Do contrário, os docentes temem pelo “encerramento” de uma trajetória relevante para a sociedade goiana.

A EAA, cuja origem remonta à Escola Goiana de Belas Artes, fundada em 1952, foi a primeira escola de Arquitetura e Urbanismo do Estado. Considerável parcela dos profissionais atuantes em Goiás, seja no mercado ou no meio acadêmico, desenvolveu ali sua formação. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design já somam mais de três mil egressos.

É compreensível a necessidade da universidade em promover ajustes administrativos, de maneira a manter-se uma instituição viável. Igualmente, há sem dúvida benefícios na junção, em uma mesma unidade acadêmica, do curso de Arquitetura e Urbanismo e dos cursos de Engenharia, considerando a proximidade de seus campos de atuação.

Por outro lado, é importante que a universidade, ela mesma parte da identidade dos goianos, considere a pertinência de não apagar um nome que carrega consigo uma tão rica bagagem em termos acadêmicos, artísticos e culturais, além de reconhecidos profissionais das Artes e da Arquitetura e Urbanismo.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada