Destaque

CAU Brasil e CEAU promovem o VIII Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo

Na última semana de outubro, o CAU Brasil promove a oitava edição do Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo. Neste ano, além da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, as entidades que compõem o CEAU (IAB, FNA, ABEA, AsBEA, ABAP e FeNEA) são co-realizadoras do evento. O tema será “As Transformações no Mundo do Trabalho”

O Seminário on-line trará debates com arquitetos e urbanistas, senadores, deputados federais e pesquisadores sobre as transformações no mundo do trabalho. Arquitetos e urbanistas de todo o Brasil podem participar nos dias 26 e 27 de outubro por meio da transmissão ao vivo pela Câmara dos Deputados e pelo nosso canal no Youtube.

Clique aqui para se inscrever.

Em dois dias de evento, senadores e deputados federais poderão conhecer melhor questões técnicas referentes ao campo da Arquitetura e Urbanismo, e como elas afetam a produção de leis que determinam o planejamento e o futuro das cidades brasileiras. Debates vão abordar a conjuntura pós-pandemia; possibilidades para arquitetos e urbanistas como agentes produtores do espaço urbano; e as mudanças trazidas pelas reformas trabalhista, tributária e administrativa.

Na cerimônia de abertura, estarão presentes a presidente do CAU Brasil, Nádia Somekh, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o deputado federal José Priante (MDB-BA); o coordenador do Fórum de Presidentes dos CAU/UF e presidente do CAU/PE, Rafael Amaral; e a coordenadora do Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU-CAU/BR) e presidente da ABEA, Ana Maria Reis de Goes Monteiro.

Já a palestra de abertura, com o tema “O Mundo do Trabalho Público e Privado”, será feita pela arquiteta e urbanista Maria Águeda Pontes Caminha Muniz, diretora-executiva da C. Rolim Engenharia e ex-secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (CE).

Programação:

– 26 de outubro 
14h – Cerimônia de Abertura:
Representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) – Presidente Nádia Somekh (CAU/BR).
Representantes da Câmara dos Deputados – deputado Arthur Lira (Presidente da Câmara dos Deputados) e deputado José Priante.
Representante do Senado Federal – Senador Rodrigo Pacheco (Presidente do Senado Federal).
Representante dos Presidentes dos CAU/UF – Coordenador do Fórum de Presidentes, Presidente do CAU/PE, arquiteto e urbanista Rafael Amaral.
Representante do Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas – Arquiteta e Urbanista Ana Maria Reis de Goes Monteiro (Presidente da ABEA e Coordenadora do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas – CEAU).

Palestra de abertura: O Mundo do Trabalho Público e Privado, com Maria Águeda Pontes Caminha Muniz – arquiteta e urbanista, foi Secretária na Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente em Fortaleza/CE de 2013 a 2020 e atualmente é Diretora Executiva da C. Rolim Engenharia.

14h30 – 16h00: Organização e realização das mesas de discussão.
Mesa 1 Conjuntura Global e a Ampliação do Trabalho para Arquitetura e Urbanismo
Ementa: Entender o cenário e a conjuntura global, principalmente pós pandemia Covid 19, e avaliar possibilidades em que o Arquiteto e Urbanista pode se inserir enquanto agente produtor do espaço das cidades.
Palestrante: Ladislau Dowbor (Economista)
Mediador: Deputado Joaquim Passarinho
Debatedores: Representante da AsBEA: Arq. Márcio Carvalho
Representante do IAB: Lessa Golignac, membro do Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste
Representante da ABAP
Encerramento: Deputado Joaquim Passarinho

Mesa 2 Os Arquitetos e Urbanistas e as Relações de Trabalho
Ementa: Como são estabelecidas as relações de trabalho as mudanças pós reforma trabalhista, tributária e administrativa e expectativa de mudança.
Palestrante: Roberto Veras (sociólogo, Universidade Federal da Paraíba – UFPB)
Mediadora: Deputada Érika Kokay
Debatedores: Representante da ABEA – Carlos Eduardo Nunes Ferreira (vice-pres)
Representante da FNA: Taiane Beduschi (escritório Arquitetura Humana)
Representante do CAU/BR: Arq. Ana Fernandes

– 27 de outubro 
14h – 15h
Mesa 3 – Desafios e Perspectivas do Trabalho do Arquiteto e Urbanista na Visão das Entidades que Compõem o Colegiados de Entidades (CEAU) do CAU/BR
Ementa: Papel do arquiteto nas diversas atuações (público, privado e empresarial). Desafios para desprecarização e perspectivas do trabalho.
Palestrantes: Representantes das entidades:
ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil): Ana Góes, presidente;
AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura): Danilo Batista, presidente;
IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil);
FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas): Eleonora Mascia, presidente;
ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas): Luciana Schenk, presidente;
FeNEA (Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil): Brunna Barcelos Gianordoli, diretora regional leste.
Mediador: Deputado Gustavo Fruet (PDT/RS)

15h – 16h
Mesa 4 Ambiente Regulatório e Nova Proposta
Ementa: Reformas trabalhista e tributária
Palestrante: a confirmar
Mediador: Afonso Motta (PDT/RS) / Otto Alencar Filho (5 min cada)
Debatedores: AsBEA: Marcelo Terra
FNA: Dra. Gláucia Costa.
CAU/BR: Conselheira Patrícia Silva Luz de Macedo

Encerramento – Presidente do CAU/BR, Nadia Somekh.

Fonte: CAU/BR

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada