Notícias CAU/GO

Câmara aprova instituição do Dia do Arquiteto e Urbanista

O Projeto de Lei 2.381/2015, que institui oficialmente a data de 15 de dezembro como o Dia Nacional do Arquiteto e do Urbanista, foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, no último dia 17. A proposta, de autoria do deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS), seguiu para exame no Senado.

Desde 2011, o CAU comemora o Dia do Arquiteto e Urbanista em 15 de dezembro, data de nascimento de Oscar Niemeyer e fundação do Conselho. O PL, se aprovado também pelos senadores, vai incluir a data no Calendário Cívico Nacional. Leia aqui o PL 2381/2015.

Independentemente da aprovação do PL 2.381/2015, a Câmara dos Deputados vai comemorar a data com a promoção de uma sessão solene em homenagem aos arquitetos e urbanistas no dia 16 de dezembro. A sessão solene foi pedida pelo deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA). No requerimento, ele destaca que o ato “expressa o reconhecimento e importância desses profissionais, tão relevantes para o desenvolvimento nacional, visto que a questão urbana e seus aspectos como mobilidade, Planos Diretores e obras públicas, são atividades próprias de arquitetos e urbanistas”. Leia aqui o requerimento.

O projeto foi relatado pelo deputado Wadih Damous (PT-RJ), que acatou integralmente o parecer do relator anteriormente designado, Jerônimo Gorgen (PP-RS), pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa da proposta.

Fonte: CAU/BR

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11