Notícias CAU/GO

“Seminário BIM na Prática”, em Brasília, terá palestras, oficinas e minicursos

Estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional “O BIM na prática: experiências aplicadas à Arquitetura e Construção”, realização do CAU/BR, CAU/DF, da Câmara Brasileira de BIM (CBIM) e do SEBRAE Nacional. Nos dias 29 e 30 de outubro, acontecerá, em Brasília, arquitetos e urbanistas,  futuros profissionais, gestores, diretores e gerentes de escritórios e empresas de projeto e construção vão trocar experiências e informações sobre a plataforma BIM. O seminário faz parte do ciclo de eventos preparatórios para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020RIO.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

O seminário irá explorar as aplicações práticas do BIM. Serão abordadas questões relativas às potencialidades do BIM no dia a dia do escritório, entraves encontrados para o uso pleno dos processos BIM, otimização do processo de trabalho e gestão do projeto, necessidade de atualização profissional no âmbito dos processos BIM, softwares mais adequados para cada área de atuação, habilidades e competências para trabalhar de forma colaborativa e multidisciplinar, e impactos do Decreto Presidencial nº 9.377/2018 e da mudança da Lei 8666/1993.

O evento terá a presença de palestrantes nacionais e internacionais. Até o momento, os nomes confirmados são: Décio Ferreira, do escritório inglês Foster + Partner; Alex Mortiboys, do escritório europeu OMA;Carolina Bueno e Augusto Magno, do escritório Triptyque Architecture; Matheus d’Almeida, do Bernardes Arquitetura; Julio Farias, do Grupo Athié Wohnrath; Ana Lucia Nunes Marujo, do escritório Idea Zarvos; Tylor Borges, da escola de ensino técnico de Arquitetura e Engenharia Grupo AJ; Heloísa Melo Moura, do Estúdio MOVA; Fernando Vidal, do escritório Perkins & Will; Igor Campos, do Estúdio MRGB; Camila Kfouri, da Método Engenharia; Stefania Corrêa, da construtora Andrade Gutierrez; Adriana Pessoa, do Ministério da Economia; e Wagner Martins de Lima, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Além dos nomes já citados, também irão colaborar com o seminário os profissionais Marcelo Holsback, Rui Raoli, Caroline Cabral, Jeanne Karlla, Rani de Moraes, Leonardo Manzione.

Confira depoimento do conselheiro do CAU/BR Fernando Márcio de Oliveira, coordenador da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR: 

 

Dentre as atividades promovidas pelo evento, estão oficinas e minicursos promovidas pela CBIM, com temas relacionados às mesas de discussão, que consistem em palestras seguidas por debates com profissionais que utilizam o BIM. As oficinas, agendadas as manhãs dos dois dias de evento, irão ocorrer em três ou quatro salas simultâneas, de modo que o participante possa fazer um percurso pelas atividades e conhecer diversos conteúdos e ferramentas. A programação conta também com palestras magnas, mediadas por profissionais internacionais de referência na área.

Os objetivos do seminário são: estimular o BIM nas ações promovidas e nas práticas difundidas no âmbito da cadeia da construção civil; aprimorar a prática e os serviços prestados pelos profissionais brasileiros; capacitá-los frente aos padrões internacionais de desenvolvimento e gestão de projeto, visando o posicionamento competitivo da cadeia produtiva da construção brasileira no mercado global.

Confira abaixo depoimento do presidente do CAU/DF, Daniel Mangabeira, sobre o BIM:

O Seminário Internacional ‘BIM na Prática’ está alinhado aos ‘BIM days’, série de seminários regionais promovidos pela Câmara Brasileira de BIM (CBIM). O projeto é replicável em outras cidades, em parceria entre atores e entidades locais. Haverá transmissão simultânea para todos os estados.

A iniciativa surgiu a partir da constatação de que um dos entraves encontrados para o posicionamento competitivo dos escritórios brasileiros no mercado internacional era o não domínio do BIM. Esse diagnóstico foi possível durante as Oficinas de Capacitação para o Mercado Exterior, realizadas pela Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR e diversos parceiros em Foz do Iguaçu (SC), Santana do Livramento (RS) Chapecó (SC), Dourados (MS), Macapá (AP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) em 2017 e em Brasília (DF), Recife (PE), Natal (RN) e Fortaleza (CE) em 2018.

Seminário faz parte do ciclo de eventos preparatórios para a UIA2020RIO.

 

Fonte: CAU/BR

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11