Notícias CAU/GO

Art déco é tema de exposição nas unidades do Iphan em Goiás

Obra da artista plástica Rossana Jardim representa elementos do art déco de Goiânia

A cidade de Goiânia possui um dos maiores acervos art déco do país. Manifestação essencialmente decorativa que deu suporte formal para diversas tipologias arquitetônicas em várias partes do mundo a partir dos anos 1930, o gosto art déco está evidente em obras marcantes da capital goiana, como o Teatro Goiânia, a Torre do Relógio da Avenida Goiás e o Coreto da Praça Cívica, compondo o conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Parte desse acervo foi retratado pela artista plástica goiana Rossana Jardim e deu origem à exposição Cicloramas – Grafismo Art Déco, que segue, a partir do dia 26 de julho em itinerância por Goiás, Goiânia e Pirenópolis.

Com apoio do Iphan e realizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, a exposição inicia sua jornada na cidade de Goiás, onde segue até o dia 06 de setembro, no Escritório Técnico do Iphan de Goiás. De 20 de setembro a 01 de novembro, os trabalhos estarão disponíveis à visitação na sede da Superintendência do Iphan em Goiás, em Goiânia. Depois disso, seguem de 14 de novembro a 18 de janeiro para seu último destino, no Escritório Técnico do Iphan de Pirenópolis.

A exposição é parte das comemorações dos 15 anos do tombamento do acervo art déco de Goiânia. Sua abertura, na cidade de Goiás, também coincide com o aniversário da cidade e marca a data da transferência simbólica da capital para a antiga Vila Boa. Com curadoria de Antônio da Mata, serão apresentadas 18 digigrafias – técnica em que as imagens da pintura são adquiridas por meio da digitalização e então impressas em papel fine art. O resultado são impressionantes formas gráficas dos bens representativos do art déco goianiense, transformados em cicloramas e mandalas repletos de cores e significados.

Serviço:
Exposição Cicloramas – Grafismo Art Déco, da artista plástica Rossana Jardim
Cidade de Goiás – de 27 de julho a 06 de setembro de 2018
Goiânia – de 20 de setembro a 01 de novembro de 2018
Pirenópolis – de 14 de novembro a 18 de janeiro de 2019
[Programação completa]

Fonte: Iphan

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Centraliza: CAU/GO envia contribuições para a Câmara

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Entrevista com George Lins