Destaque

Arquitetos e urbanistas realizaram 5,4% mais atividades em 2018

O mercado de Arquitetura e Urbanismo vem mostrando fortes sinais de recuperação. Os números de atividades registradas por arquitetos e urbanistas por meio de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) crescem a cada ano.

Em 2018, os profissionais registrados no CAU realizaram mais de 1,5 milhão de atividades, o que representa um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior. Os Estados que mais contribuíram para o crescimento do mercado foram São Paulo – 9% – e Santa Catarina – 7%.

São, respectivamente, o primeiro e o terceiro estados com maior número de atividades de Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, por exemplo, concentra 25% dos serviços realizados em todo o Brasil.

Clique aqui para acessar o Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2019

No total, foram realizados quase 80.000 serviços a mais em 2018 do que em 2017. Projetos Arquitetônicos e Execuções de Obras continuam sendo as principais atividades realizadas por arquitetos e urbanistas em todo o Brasil, somando 85% do total de trabalhos realizados no país em 2018.

Projetos respondem por mais da metade do total de trabalhos e serviços feitos, enquanto Execuções chegam a um terço.

Execução de Obras

Destaque-se o crescimento cada vez maior das atividades ligadas à Execução de Obras: houve um crescimento de 6,3% em 2018 – o que representa 30.000 execuções de obras a mais que no ano anterior. Em 2017, esse tipo de atividade também cresceu mais que 6% – o dobro da média nacional naquele ano.

Outros três campos de trabalho também vêm se destacando pelo seu crescimento: Engenharia de Segurança do Trabalho (22% de alta em 2018), Acessibilidade (18% de alta) e Meio Ambiente (14% de alta). Apesar de somarem poucas atividades se comparadas ao total de trabalhos realizados no Brasil, são mercados em franca expansão para arquitetos e urbanistas.

Neste Anuário 2019, os arquitetos e urbanistas ainda podem conferir a concentração das atividades do setor nas regiões metropolitanas das capitais e também no interior dos Estados – que pode indicar novos nichos de mercado e áreas ainda pouco exploradas pelos profissionais. A publicação traz os números de arquitetos, empresas e atividades de cada unidade da federação.

Fonte: CAU/BR

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada