Notícias CAU/GO

Arquiteta mineira cria app de proteção para mulheres

Sistema do Malalai permite compartilhar o trajeto e analisar seus riscos e benefícios

A insegurança nas cidades é um mal que aflige muitos brasileiros, mais ainda as mulheres. O medo do abuso e da violência que elas possam vir a sofrer ao caminhar pelas ruas, utilizar do transporte coletivo ou individual de passageiros, e até mesmo dentro de casa ou no local de trabalho, toma delas o completo direito às cidades. Uma realidade que fica cada vez mais explícita com o aumento de relatos de vítimas nas mídias. E foi a partir de um desses relatos que surgiu o Malalai, ferramenta desenvolvida por uma arquiteta mineira que pode auxiliar na segurança da mobilidade das mulheres.

A arquiteta e urbanista Priscila Gama, natural de Ponte Nova/MG, leu em uma hashtag (palavra-chave que conecta diferentes conteúdos à um tema) um de diversos depoimentos de mulheres que tornam-se vítimas da violência no país. E esse relato deu à Priscila o incentivo para criar um aplicativo cuja função é aumentar a segurança nesse e em outros modos de deslocamento.

Segurança pelo compartilhamento

O sistema do Malalai permite que usuárias compartilhem suas rotas com alguém em sua lista de contatos, para que ela possa acompanhar em um mapa todo o seu deslocamento. Além disso, também é possível notificar essa pessoa quando se chega ao destino ou enviar um alerta em caso de emergência, sempre informando a localização da pessoa em questão.

O app também conta com a possibilidade de inserir informações sobre pontos positivos e negativos no mapa, como má iluminação, comércio aberto e em qual horário, presença de polícia e porteiros, dentre outros. Essas informações montam um mapa colaborativo com dados fundamentais para maior segurança na mobilidade.

Conheça

No link abaixo você acessa o site do app. Nele você encontra maiores informações, novidades, contatos e até mesmo um link para colaborar com o desenvolvimento da ferramenta, participando do financiamento coletivo.

Site oficial do aplicativo Malalai

Para saber mais sobre a ferramenta, clique aqui e confira o vídeo do CAU/MG, onde a própria Priscila explica como funciona.

Malalai na mídia

Encontro com Fátima Bernardes

malalaiPriscila criou aplicativo que atua como ‘companhia virtual’ para mulheres. A arquiteta fala no programa “Encontro” sobre o sistema colaborativo para informar caminhos mais seguros para mulheres.

Clique aqui e veja sua participação no programa que foi ao ar no dia 5 de outubro de 2017.

O Globo

“Mulheres sem medo mudam o mundo”

Globo: Conte algo que não sei.

Priscila: A cada 11 minutos uma mulher sofre violência sexual no Brasil, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O problema, no entanto, é muito maior do que mostram os dados oficiais, porque a taxa de subnotificação é muito grande.

G: Ainda é tabu o debate sobre violência contra a mulher?

P: Normalmente, a vítima só fala sobre o que aconteceu com alguém íntimo ou não conta para ninguém. Para se ter ideia, apenas 10% dos casos de abuso sexual são registrados. Com o objetivo de trazer mais casos à tona, a ONG Think Olga criou há dois anos a campanha #meuprimeiroassedio, estimulando o compartilhamento de relatos nas redes sociais.

G: Qual foi o resultado?

P: Surgiram milhares de histórias. A que mais me chocou foi a de uma mulher que foi estuprada dentro de um táxi, no Rio. No relato, ela não lembrava muito bem do ato, mas sim de acordar sozinha na rua e sentir muitas dores nos dias seguintes. Antes de ser atacada, ela percebeu que o taxista havia mudado de rota e a última recordação que tinha era de ter perguntado aonde ele a estava levando. Depois de ler aquele depoimento, não consegui dormir. Pensei que o desfecho teria sido diferente se ela pudesse ter alertado alguém sobre a mudança de rota. A partir dessa inquietação, surgiu a ideia de usar a tecnologia para ajudar as mulheres.

G: Que tecnologia é essa?

P: A partir de uma pesquisa com mais de duas mil mulheres, descobrimos três pontos em comum: a preferência por se deslocar por vias mais movimentados, o receio de usar celular na rua e o hábito de informar a localização para alguém quando estão sozinhas. A partir daí desenvolvemos o aplicativo Malalai, que usa o celular como companhia virtual.

G: Como funciona?

P: Com o aplicativo Malalai, você pode convidar uma pessoa da sua lista de contatos para acompanhar os seus deslocamentos no mapa. Também é possível escolher que a pessoa seja avisada quando você chegar em determinado lugar. Além disso, é possível fazer um alerta de localização. As informações coletadas geram mapeamento colaborativo sobre os pontos mais perigosos.

G: Quais são os aspectos avaliados nesse mapeamento?

P: Hoje, mapeamos seis condições: iluminação da rua, movimentação, presença de polícia, presença de porteiro, ponto comercial aberto e recorrência de assédio. A usuária do aplicativo informa esses dados por dia e por hora. No futuro, teremos um mapa da violência.

G: Como tem sido a resposta?

P: O mapeamento hoje está mais concentrado em Belo Horizonte, onde o aplicativo foi lançado. Percebemos que muitas mulheres têm medo de pegar sozinha um táxi ou pedir um carro particular no aplicativo. Tem moças que deixam de fazer cursos ou trabalhar à noite por terem que andar sozinhas. Nosso objetivo é incentivar a independência em mobilidade, porque mulheres sem medo mudam o mundo.

G: Há planos de expansão?

P: Vamos permitir que essa colaboração seja feita também pela web. Além disso queremos desenvolver um hardware bem pequeno, em forma de pingente ou chaveiro, que permita à mulher fazer o alerta de emergência de forma discreta, apenas apertando um botão.

Via O Globo

Fonte: CAU/MG

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11