Destaque

Arquiteta e urbanista Nadia Somekh é eleita presidente do CAU/BR

A arquiteta e urbanista Nadia Somekh é a nova presidente do CAU/BR. Primeira mulher a ocupar o cargo, ela foi eleita para um mandato de três anos, até 31 de dezembro 2023. A votação foi feita entre os novos conselheiros, escolhidos pelo voto direto dos arquitetos e urbanistas de todo o Brasil nas Eleições do CAU 2020. A 108ª Reunião Plenária do CAU/BR foi realizada em formato híbrido, com parte dos conselheiros presentes à sede em Brasília e outra parte por meio de videoconferência. Veja a íntegra da reunião.

“Fiquei muito otimista com tudo o que podemos realizar juntos. Vamos melhorar o CAU, mudar naquilo que for preciso e valorizar a Arquitetura e Urbanismo”, disse a nova presidente. Ao apresentar a sua candidatura, Nadia Somekh destacou a necessidade de o CAU/BR se aproximar dos arquitetos e urbanistas e sensibilizar a sociedade sobre a importância social da profissão. “Nossa proposta foi construída coletivamente, em vários grupos, reuniões e debates. É um ponto de partida, e eu quero ouvir todos vocês para fazer o nosso CAU”.

Suas propostas para o CAU/BR foram apresentadas na reunião: enfrentar junto à sociedade os desafios da crise econômica e do trabalho, com atenção à diversidade; apoiar diversas formas de empreendedorismo, cooperativismo e qualificação dos escritórios; diminuir a vulnerabilidade das moradias por meio do programa “Mais Arquitetos”; estimular programas inovadores a exemplo do CAU Educa; e sensibilizar a população quanto à importância da Arquitetura e Urbanismo, aproveitando a realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetura (UIA2021RIO).

Veja aqui a íntegra da proposta de trabalho.

Nadia Somekh é representante do estado de São Paulo, e recebeu 19 votos para assumir a Presidência do CAU/BR. Na gestão anterior do do CAU/BR, como conselheira federal, coordenou a Comissão Especial de Equidade de Gênero e propôs o Programa “Mais Arquitetos”, para ampliar o trabalho de Arquitetura Social no Brasil. Também concorreram ao cargo os conselheiros Matozalém Santana, do Tocantins (que recebeu nove votos), e Marcelo Rodrigues, do Maranhão (que não recebeu nenhum voto).

Atuação institucional
A nova gestão pretende ainda fortalecer as ações institucionais e parlamentares e a articulação política, definindo as pautas do CAU em defesa dos interesses da profissão; e pleitear eficiência e transparência nos processos de licenciamento por parte dos órgãos públicos, valorizando a responsabilidade técnica, o direito autoral e reduzindo a burocracia. Deverão ser criados novos mecanismos para ampla participação dos arquitetos e urbanistas em processos decisórios do CAU/BR.

Na área de ensino e formação, objetivo é dialogar com o Ministério da Educação, em favor da qualidade de ensino e de condições de oferta e financiamento distribuídas de modo mais equilibrado no território nacional; além de enfrentar a questão premente do Ensino à Distância e a questão dos estágios no processo de formação e de prática profissional.

Nadia Somekh é professora emérita da Universidade Presbiteriana Mackenzie; foi diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (2005-2009) e coordenadora da estruturação do programa de pós-graduação. Foi conselheira do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e da União Internacional de Arquitetos (UIA). Ganhou do governo francês a Palma Acadêmica (2018) e é professora convidada do Instituto de Urbanismo de Paris/França.

Na cidade de São Paulo, presidiu a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), entre 2002 e 2004; foi diretora do Departamento de Patrimônio Histórico; e presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (2013-2016). É autora do livro “A Cidade Vertical e o Urbanismo Modernizador”, entre outros.

 

Fonte: CAU/BR

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada