Notícias CAU/GO

Abrecon lança campanha de combate ao descarte irregular de entulho

Você é responsável pelo entulho que gera. É esse o lema da nova campanha da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – Abrecon. O objetivo é gerar maior atenção à gestão dos resíduos da construção (RCD) e à adoção de matérias primas sustentáveis e ecológicas no setor. Por isso, a campanha busca o combate ao descarte irregular de entulho, trabalhando por mais informações sobre a sua gestão correta na obra.

São diversos os fatores que contribuem para esse descarte irregular, como a ausência de políticas e omissão do poder público na questão. Além disso, há dificuldade de o profissional da área em entender que a sua responsabilidade resulta num cenário caótico, com transporte inadequado dos resíduos e desvalorização dos serviços ambientais.

Entre as consequências dessa falta de combate ao descarte errado do entulho estão os números recorde de casos de dengue, cujo contágio se dá por meio do mosquito Aedes aegypti, que também transmite zika e chikungunya. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, em 2018 o Estado registrou 61.106 casos de dengue. Em 2019, já houve 96.598 registros. Foram confirmadas 60 mortes e outras 73 estão em investigação. Goiânia possui o maior índice de mortes confirmadas pelas viroses no estado, com 12 óbitos. 

 

Com informações do CAU/RJ e da Abrecon.

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11