Notícias CAU/GO

6ª Conferência Municipal: faltou representatividade

O CAU/GO participou na última semana da 6a Conferência Municipal de Goiânia, evento preparatório para as conferências estadual e nacional das Cidades, que devem ocorrer até o primeiro semestre do ano que vem. A partir das discussões realizadas nos grupos de trabalho, foram estabelecidas propostas sobre a função social da cidade e da propriedade; A cidade que temos e a cidade que queremos; e O Plano Diretor e o Conselho Municipal de Política Urbana. Saiba mais.

Porém, segundo a vice-presidente do Conselho, Maria Ester de Souza, faltou representatividade no evento. “Percebemos que o porte e o volume de problemas que Goiânia tem, não estiveram refletidos”, disse. Faltaram representantes das instituições da capital, das associações de moradores e da população em geral. “Vemos com muita preocupação a precariedade como a conferência foi conduzida.”

Após participar do grupo de trabalho sobre o O Plano Diretor, a conselheira tornou-se delegada e representará o CAU/GO na Conferência Estadual das Cidades, que deve ser realizada no segundo semestre deste ano.

Abertura
Na palestra de abertura, no dia 10, o urbanista Carlos Leite, autor da obra Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes (Bookman) e professor do Mackenzie (SP), apresentou alternativas viáveis para a crise que as cidades vivem atualmente. Entre elas, está o “plano de bairro”, que propõe que as necessidades regionais sejam discutidas com a população, resultando em um “microplanejamento”. O palestrante falou também dos chamados “instrumentos urbanos inovadores”, como as PPPs urbanas – que simplificam as complexas e gigantes Operações Urbanas Consorciadas.

 

Saiba mais
Instrumentos urbanos inovadores

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro