Destaque

Vereador Welington Peixoto: CAU está à disposição para análise do Plano Diretor

O CAU/GO coloca-se à inteira disposição do vereador Welington Peixoto e de todos os demais membros da Câmara Municipal, a fim de apoiar os legisladores na análise da proposta de revisão do Plano Diretor de Goiânia.

Na terça-feira, dia 21, a coluna Giro do jornal O Popular informou que o parlamentar pretendia propor à Comissão de Constituição e Justiça a contratação de uma consultoria para auxiliar os vereadores na análise do texto enviado pelo Paço. “Precisamos de ajuda externa”, afirmou. “Não podemos contar apenas com técnicos da prefeitura”.

O planejamento urbano é pauta intrínseca à atuação dos arquitetos e urbanistas que compõem o CAU, que além disso acompanhou as discussões e a elaboração do texto do Plano Diretor na Prefeitura desde o início do processo. O Conselho também redigiu e enviou à Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) um extenso documento com propostas para o texto da revisão do Plano Diretor, de forma a garantir que a lei promova o adequado ordenamento urbano de Goiânia, garantindo o direito de todos os cidadãos à moradia, mobilidade, saúde, educação e lazer.

Assessoria técnica
Desde 2015, a Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/GO (CPUA) tem sido procurada pela Câmara para a elaboração de pareceres a respeito de projetos de lei relacionadas aos temas urbanísticos, que tramitam na Casa.

No último mês de maio, o CAU/GO realizou na própria Câmara de Vereadores o II Seminário Legislativo do Conselho, com o objetivo de iniciar o diálogo com os legisladores a respeito do Plano Diretor, que em breve chegaria à Casa.

Já em agosto, no dia 22 a vereadora Cristina Lopes participou da reunião ordinária da CPUA, tratando do mesmo assunto.

Por fim, o CAU/GO gostaria de convidar o vereador Welington a visitar o Conselho, a fim de dar início ao diálogo sobre o Plano Diretor . Um ofício será encaminhado ao parlamentar na próxima semana. O convite se estende a todos os vereadores de Goiânia.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada