Destaque

Seminário: arquiteto deve inovar com aperfeiçoamento e busca de novos mercados

“Toda cidade tem uma arquitetura com a cara dos seus arquitetos”. Com essa fala, o arquiteto e urbanista Márcio Carvalho encerrou o seminário “O mercado profissional do arquiteto e urbanista”, que o CAU/GO realizou na última quinta-feira, 21, no Sebrae, em parceria com a Asbea. Na palestra “O arquiteto no mercado imobiliário”, o representante do escritório gaúcho Smart propôs uma reflexão sobre o papel do profissional como interventor urbano. “Tudo o que projetamos é público”, afirmou.

Márcio também abordou as mudanças que ocorrem atualmente na sociedade e como o profissional deve abraçar a “multidisciplinaridade” da experiência urbana. “Construtores fazem o mesmo desde a década de 70, mas a vida contemporânea exige criatividade, que deve ser usada analisando a mobilidade, a cultura e o estilo de vida atual”, disse.  

O seminário do CAU/GO, que encerrou o projeto Arquiteto Empreendedor para 2019, reuniu mais de uma centena de profissionais e contou com a presença de 19 presidentes dos CAU/UF, que além do evento no Sebrae, participaram no dia 22 do Fórum de Presidentes do CAU, que pela primeira vez aconteceu em Goiânia. O seminário “O mercado profissional do arquiteto e urbanista” resultou de uma proposta do Fórum de Presidentes, por meio do grupo de trabalho de Mercado Profissional, coordenado pelo presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga.

Conteúdo
Na abertura do evento, Arnaldo Mascarenhas deu as boas vindas e convidou os arquitetos a dialogarem com o CAU, além de participarem das entidades, como IAB, Sindicato e outras. O presidente da Asbea, Kardec Borges, ressaltou a importância do seminário visando discutir o mercado do arquiteto, em um momento ainda de dificuldades para a profissão. Já o representante do Sebrae, Allan Máximo de Holanda, louvou a parceria do Conselho com o Sebrae, que completou dois anos.

O seminário teve início com a palestra do arquiteto e urbanista Antônio Francisco de Oliveira, ex-vice-presidente do CAU/BR, que tratou do tema “O futuro da Arquitetura”, abordando o quadro geral da profissão no Brasil e seu percurso histórico. “Hoje em dia não podemos ser apenas reprodutores de conhecimento. Temos que criar”, afirmou.

Professor da UFPB, Antônio Francisco falou também sobre o presente e o futuro do exercício profissional. “Cerca de 85% dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo do país exercem somente duas funções: projeto arquitetônico e execução de obras”, disse.  “Existem outras áreas de atuação, mas sem profissionais para exercê-las. O arquiteto deve sempre estudar e buscar cursos profissionalizantes”. Para ele, além disso, o déficit habitacional e a carência de planos e projetos urbanísticos no Brasil apontam potenciais demandas do mercado.

Em seguida, Andreyve Melo, que é engenheiro civil e especialista em marketing, palestrou sobre “Arquitetura e Tecnologia”, apresentando diversos recursos que podem auxiliar e facilitar o trabalho do arquiteto. Informou que existem novos recursos para elaboração de projetos e métodos de marketing que podem alavancar a carreira desses profissionais. “Redes sociais, maquetes virtuais, softwares, inteligência artificial e telas interativas, são algumas das maneiras de buscar novos clientes e mostrar o trabalho de uma forma inovadora, se destacando no mercado”, afirmou.

Já no período da tarde, Pedro Diniz Coelho iniciou a programação com a palestra “O mercado internacional de Arquitetura e Urbanismo”. Gerente de relações institucionais e internacionais da Asbea-SP e do programa Built by Brazil, ele falou da importância da internacionalização e apresentou estratégias para alcançar o mercado de outros países. “É uma ótima forma de maximizar lucros e ampliar o escopo comercial desses profissionais”, disse.

 

Confira abaixo as apresentações dos palestrantes:

O futuro da arquitetura – Antônio Francisco de Oliveira

Arquitetura e Tecnologia – Andreyve Melo

O mercado internacional de arquitetura e urbanismo – Pedro Diniz

O arquiteto no mercado imobiliário – Márcio Carvalho

 

Veja as imagens do evento:

 

Arnaldo Mascarenhas Braga – Presidente do CAU/GO
Arnaldo Mascarenhas e Alan Holanda, analista do Sebrae
Antônio Francisco de Oliveira, ex-vice-presidente do CAU/BR
Antônio Francisco de Oliveira
Arnaldo Mascarenhas (centro), arquiteta participante que ganhou sorteio do livro escrito pelo palestrante Antônio Francisco de Oliveira (a esquerda)
Andreyve Melo – Engenheiro civil, especialista em marketing e empresário
Athos Vinícius Ribeiro – Coordenador da Gerência de Soluções do Sebrae e Antônio Francisco de Oliveira
Andreyve Melo
Antônio Francisco de Oliveira e Andreyve Melo
Antônio Francisco de Oliveira, Arnaldo Mascarenhas e Andreyve Melo
Pedro Diniz – Gerente de relações institucionais e internacionais da Asbea-SP e do programa Built by Brazil
Márcio Carvalho – Arquiteto e urbanista, incorporador e empresário
Márcio Carvalho
Tereza Cristina Del Papa – Arquiteta e urbanista
Pedro Diniz
Márcio Carvalho

 

Isabel Barêa Pastore – Gerente geral do CAU/GO, Pedro Diniz, Tereza Cristina, Márcio Carvalho e Kardec Borges – Presidente da Asbea

Fotos: André Saddi

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Centraliza: CAU/GO envia contribuições para a Câmara

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023