Destaque

Segunda edição ArqAmazônia acontece em setembro

Três anos após a realização do primeiro congresso, na Cidade de Iquitos/Peru, Manaus sediará a segunda edição do Congresso Internacional de Arquitetura e Sustentabilidade na Amazônia – II ARQAMAZONIA, no período de 14 a 16 de setembro deste ano, tendo como objetivo geral refletir e propor modelos urbanos e arquitetônicos sustentáveis de apelo ecológico na Amazônia a partir de propostas teóricas e experiências de projeto.

Com o tema CIDADE E NATUREZA, AMBIENTE DE TODOS, permitirá a discussão sobre uma das regiões mais importantes do planeta, a Amazônia Continental, destacando as suas cidades e suas produções do espaço, seus projetos arquitetônicos e urbanísticos, gestão e planejamento urbano territorial, além de discutir e propor tecnologias sustentáveis aplicáveis na região. Um evento que abre caminho para a preparação do 27° Congresso Mundial de Arquitetos, promovido pela União Internacional de Arquitetos e que será realizado no Brasil em 2020, no Rio de janeiro.

O II ARQAMAZÔNIA é uma realização da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA) e que nesta edição no Brasil será organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), por meio de seu Departamento do Amazonas, com apoio institucional de todas as entidades de classe dos arquitetos e urbanistas.

Serão três dias com uma ampla programação científica, que permitirá a troca de experiências entre arquitetos da macro-região da Amazônia, promovendo e socializando as pesquisas e experiências de aspectos profissionais em arquitetura bioclimática em diferentes realidades, buscando desenvolver e implementar soluções arquitetônicas e seus critérios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. O ARQAMAZÔNIA debaterá ainda contribuições, bem como os melhores trabalhos apresentados pelos participantes para que o evento seja um verdadeiro fórum de produção de conhecimento e de um diálogo internacional. Buscará contribuir para o debate local, nacional e internacional, reforçando a prática de arquitetura e urbanismo para os novos desafios da sustentabilidade, um marco para o desenvolvimento com inclusão social e manejo adequado dos recursos naturais.

O convite se estende aos arquitetos e urbanistas, geólogos, ecologistas, ambientalistas, engenheiros, estudantes e profissionais de áreas afins e interessados pelo tema, a participar do II ARQAMAZÔNIA na Cidade de Manaus. Seja um congressista e venha contribuir com o legado que o evento deixará para a sociedade.

Fonte: II ARQAMAZONIA

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada