Destaque

Trabalho do CAU contribui para acessibilidade em GO

No Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, uma boa notícia. O mais recente relatório de acessibilidade elaborado pelo CAU/GO analisou as adequações realizadas pela Agência Goiana de Tranportes e Obras (Agetop) no Autódromo Internacional de Goiânia, e constatou que elas de fato tornaram o local mais acessível. Clique aqui para acessar o relatório.

Reformado de 2012 a 2014, o Autódromo ainda possuía, após a reinauguração, deficiências como a falta de vagas para idosos e cadeirantes, ausência de rampas e outras barreiras arquitetônicas. As mudanças foram feitas por exigência da 39a Promotoria de Justiça de Goiânia, após um relatório do CAU, de outubro de 2016, atestar a falta de acessibilidade do local.

Na nova visita ao Autódromo, o Conselho constatou:
*A criação das devidas vagas de estacionamento exclusivas;
*A demarcação da rota acessível para pedestres, desde a entrada principal até a calçada interna do Autódromo;
*O aumento do número de rebaixos da calçada que garante acesso aos sanitários acessíveis e à lanchonete, com desenho adequado;
*A reforma do balcão da lanchonete, de forma a permitir o uso pleno de usuários em cadeiras de rodas e pessoas com baixa estatura;
*A adequação das portas dos sanitários acessíveis;
*A criação de local reservado para pessoas com deficiência ao lado da arquibancada (dado que ela foi construída em 1974 e não permite adequações para torná-la acessível a todos).

“É necessário garantir que a cidade ofereça a todos os cidadãos a possibilidade de se locomover e de acessar o lazer, o transporte, a saúde e a rede de comércio e serviços”, afirma a gerente técnica do Conselho, Giovana Jacomini, responsável pela análise. “Nos últimos anos, a atenção a esse assunto vem crescendo, mas ainda é preciso promover muitas mudanças a fim de garantir que as pessoas que possuam algum tipo de deficiência ou necessidade especial, tenham de fato acesso à cidade”.

Em parceria com o MP-GO, o CAU/GO já elaborou, desde 2015, dez relatórios de acessibilidade em locais de uso público na capital goiana (clique aqui).

No início do mês, antecipando a data comemorativa de 21 de setembro, o CAU/GO veiculou na rádio CBN um anúncio chamando atenção para o tema da acessibilidade. Confira aqui!

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada