Notícias CAU/GO

Relatório CAU/GO 2020: destaques do trabalho do Conselho e prestação de contas na íntegra

Em 2020, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o CAU/GO seguiu atuante no trabalho de promover segurança e bem-estar para a sociedade, e valorização profissional para o arquiteto e urbanista. Os 20 colaboradores do Conselho passaram parte do ano em teletrabalho, mas atuaram firmes na tarefa de alcançar as metas determinadas pela Gestão 2018-2020, por um Conselho forte, reconhecido e parceiro do profissional, e pela melhoria das edificações e dos ambientes urbanos.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O RELATÓRIO CAU/GO DE 2020 COMPLETO.

No combate ao exercício ilegal da profissão, foram executadas 599 ações de fiscalização, sendo 356 nos municípios do interior e 243 em Goiânia. Além da fiscalização de rotina a obras, foram feitas orientações aos profissionais e apurações de denúncias. Em outubro, o CAU retomou a fiscalização presencial. Entre outras ações de destaque da Fiscalização, estão:

  • Fiscalização de irregularidades nas redes sociais;
  • Fiscalização de editais de contratação;
  • Verificação de regularidade dos Responsáveis Técnicos nas empresas (RRT Cargo/Função);
  • Levantamento dos órgãos públicos do Estado e sua regularidade junto ao Conselho.

No ano todo, foram realizados 26.941 atendimentos aos profissionais. A maior parte foi feita pelo whatsapp (11.342), seguido pelo telefone (10.483) e e-mail (5.655). Confira outros números de destaque do Atendimento:

  • 665 novos registros profissionais;
  • 4.619 alterações de registro;
  • 184 RRTs extemporâneos;
  • 167 RRTs derivados;
  • 56 Certidões de Acervo Técnico.

No ano, o Conselho também deu andamento ao primeiro concurso de habitação social realizado pela autarquia, em parceria com a Agehab. Em outubro, foi anunciado o projeto vencedor, que será executado por meio dos programas da agência goiana. Clique aqui para saber mais sobre o concurso de habitação social.

Divulgação
Na comunicação, o Conselho contribuiu para 124 notícias e reportagens dos veículos de imprensa. Entre as principais pautas, destacam-se o Plano Diretor de Goiânia, a mobilidade e as implicações da pandemia para a Arquitetura e Urbanismo. Outros canais dirigidos à sociedade foram os anúncios de valorização profissional feitos na rádio Executiva (92,7 FM) e as campanhas pagas nas redes sociais.

A comunicação direta com os profissionais se deu principalmente via redes sociais, boletim Perspectiva, no e-mail, e comunicados via whatsapp. Clique aqui para saber como receber informações do CAU/GO no seu whatsapp.

Também foram feitas duas importantes publicações: o Guia do Planejamento Urbano da Cidade, inédito, e o Código de Ética e Disciplina, que foi republicado.

Adaptando-se ao contexto da pandemia, o CAU/GO realizou diversos eventos online. Foram quatro palestras para estudantes; duas lives para recém-formados; uma Aula Magna, com o arquiteto Álvaro Puntoni; um webinário sobre Patrimônio Histórico, com foco no setor Sul; um Happy Hour da cidade (bate-papo sobre as eleições) e uma palestra online com o escritório Superlimão, pelo Dia do Arquiteto e Urbanista. Também foram realizadas oito lives de temas diversos: pequenos escritórios, finanças em meio à pandemia, redes sociais, perícia, urbanismo e saúde e mobilidade.

Reprogramação
Diante do cenário econômico de crise resultante da pandemia no primeiro semestre, o Conselho realizou uma reprogramação orçamentária a fim de garantir a sustentabilidade financeira do Conselho.

Internamente, melhorias foram conquistadas, como a avaliação de desempenho dos colaboradores e o Plano de Carreiras e Salários. Os colaboradores também atuaram na gestão e acompanhamento das licitações, contratos e convênios do CAU.

Para contribuir para o consumo responsável, foram priorizados processos eletrônicos em algumas áreas, evitando impressões e uso de papel. Também houve a troca da iluminação para lâmpadas de LED, o incentivo à redução de materiais descartáveis e o envio de resíduos de papel para reciclagem.

Cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) foram alcançados com o trabalho do CAU/GO em 2020:

3 – Saúde e bem estar (lives, campanhas de rádio e assessoria de imprensa)
8 – Trabalho decente e crescimento econômico (Acordo coletivo de trabalho)
11 – Cidades e comunidades sustentáveis (Concurso de habitação social)
12 – Consumo e produção responsáveis (Reuso de papel, LED, canecas e copos de vidro)
16 – Paz, justiça e instituições eficazes (Portal da Transparência)

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O RELATÓRIO CAU/GO DE 2020 COMPLETO.

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11