Destaque

Primeira oficina de Rotas Cicláveis foi realizada dentro da programação do Ocupa Goiânia

No dia 18 de outubro foi realizada a 1ª Oficina Colaborativa para Mapeamento de Rotas Cicláveis de Goiânia, na sede do CAU/GO. Organizada pelas arquitetas e urbanistas Gabriela Silveira e Lais Rincon e pelo geógrafo Ary Soares, a oficina contou com a participação de 15 pessoas interessadas em discutir o uso da bicicleta na cidade.

A oficina foi divida em duas partes, a primeira com apresentação dos temas e discussão de assuntos relevantes sobre o uso da bicicleta e infraestrutura cicloviária; a segunda foi dedicada ao trabalho no mapa para traçado de rotas cicláveis.

Na primeira parte foram debatidos temas como hierarquia das vias, segurança viária, falta de respeito no trânsito, falta de fiscalização para integração entre diferentes modais, necessidade de democratização do espaço no trânsito, de estruturas de apoio para deslocamentos por bicicleta, de integração com o sistema de transporte coletivo, exemplos que vêm de outras cidades, entre outros.

Na segunda parte dos trabalhos, foi feito o mapeamento das rotas, baseado em ligações entre bairros e a região central de Goiânia, e também entre esses trajetos dos corredores, tentando conectar os bairros entre si. O coletivo está organizando um documento que será encaminhado à Prefeitura e à Câmara Municipal com o objetivo de auxiliar o poder público no planejamento e execução da infraestrutura voltada para os deslocamentos de bicicleta.

O grupo criou um questionário online, sobre o uso da bike em Goiânia, que pode ser acessado clicando aqui.

Ou pela página do Facebook

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada