Notícias CAU/GO

CAU/GO debate indicadores e metas de gestão em seminário do CAU/BR

Nos últimos dias 11 e 12, o CAU/GO participou em Brasília do Seminário de Planejamento e Prestação de Contas, promovido pelo CAU/BR a fim de estabelecer um novo sistema de indicadores e metas de gestão, para os próximos anos. O objetivo é medir e divulgar de forma mais eficiente os resultados das ações dos conselhos junto à sociedade. O evento apresentou 44 indicadores de gestão a serem medidos pelas autarquias, bem como o modelo de Relatório de Gestão Integrado, a ser apresentado anualmente ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Ao lado dos demais membros do Grupo de Trabalho dos Assessores de Planejamento, a gerente geral do CAU/GO, Isabel Barêa Pastore, apresentou um novo modelo de relatório de gestão, em conformidade com as novas exigências do TCU. 

“A proposta cria um relatório mais dinâmico, com linguagem mais acessível aos profissionais e à sociedade, com destaque para as realizações dos CAU/UF nas áreas de Fiscalização e Atendimento”, afirmou. “Também será possível a visualização de imagens e gráficos, o que facilitará a leitura dos dados.”

Segundo a gerente, o relatório de 2020 já será elaborado no novo modelo. “O próximo passo do trabalho é possibilitar que os dados sejam extraídos diretamente do Sistema de Gestão Integrada, facilitando o trabalho dos gestores, que farão apenas a análise dos dados e o planejamento das ações do ano seguinte. Com isso, buscamos o crescimento e o desenvolvimento do Conselho e da profissão.”

Também integram o Grupo de Trabalho dos Assessores de Planejamento o gerente de Planejamento do CAU/RS, Gelson Luiz Benatti; a gerente especial de Planejamento e Gestão Estratégica do CAU/MG, Rita Gomes Lopes; e a gerente de Planejamento do CAU/BR, Tânia Daldegan. 

O presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga, participou do seminário ao lado dos demais presidentes, conselheiros e outros 50 gestores e técnicos de todo o país. 

Isabel Barêa Pastore, gerente geral do CAU/GO

A gerente de planejamento do CAU/BR, Tânia Daldegan afirmou que o desafio é mostrar melhor os resultados alcançados pelos CAU/BR e CAU/UFs.  “O TCU quer entender o que o Conselho está fazendo em relação aos arquitetos e em relação à sociedade”.

“Planejamento Estratégico é a base de tudo, monitorar os resultados e verificar o cumprimento das metas”, complementou o auditor do CAU/BR, Helder Baptista.

Participação e planejamento
Participaram das discussões os presidentes Luciano Guimarães (CAU/BR); Heitor Maia (CAU/AL); Cesar Augusto Batista Balieiro (CAU/AP); Gilcinéa Barbosa da Conceição (CAU/BA); Arnaldo Mascarenhas Braga (CAU/GO); Danilo Silva Batista (CAU/MG); José Akel Fares Filho (CAU/PA); Rafael Amaral Tenório de Albuquerque (CAU/PE); Ana Cristina Lima Barreiros (CAU/RO); Jorge Romano Netto (CAU/RR); e Daniela Pareja Garcia Sarmento (CAU/SC). Também estiveram presentes os conselheiros do CAU/BR Raul Gradim (DF), coordenador da Comissão de Planejamento e Finanças; Jeferson Navolar (PR), coordenador da Comissão de Organização e Administração; Emerson do Nascimento (MA), José Antônio Assis de Godoy (MG) e Roseana Almeida Vasconcelos (RO) – membros da Comissão de Organização e Administração.

“Estamos aqui para discutir planejamento, indicadores e controle social. CAU/BR e os CAU/UF já têm a prática de conseguir trabalhar coletivamente, porque os CAU/UF são as instâncias de aplicação das normas, e cada estado tem sua especificidade”, afirmou o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães. O presidente do CAU/BR destacou ainda que todos os processos de planejamento já estão sendo pensados para funcionar nos sistemas informatizados que são compartilhados pelo CAU/BR e pelos 27 CAU/UF por meio do Centro de Serviços Compartilhados (CSC).

Entre os instrumentos tecnológicos de gestão citados pelo presidente do CAU/BR estão o Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), o Sistema de Inteligência Geográfica do CAU (IGEO) e o Sistema de Gestão Integrada (SGI). O objetivo é que os CAU/UF de todo o Brasil consigam reunir nas mesmas plataformas informações atualizadas sobre as ações referentes ao Planejamento Estratégico do CAU, a partir de 44 indicadores de gestão.

Construção coletiva
Esses indicadores estão sendo construídos coletivamente desde o ano passado, em diversos eventos realizados pelo CAU/BR em parceria com os CAU/UF.  “Com este Seminário de Planejamento em 2020, que fecha todo um processo de trabalho, estamos fechando os indicadores e a forma de aferição, com procedimentos homogêneos em todo o país. São instrumentos de controle e de resposta à demanda dos órgãos de controle externo”, afirma o coordenador da Comissão de Planejamento e Finanças, conselheiro Raul Gradim (DF).

O coordenador da Comissão de Organização e Administração, Jeferson Navolar (PR), destacou a integração entre os gestores. “Sempre que a construção é coletiva com os CAU/UF o resultado é mais rápido. O CAU está num processo de amadurecimento, olhando não apenas para os recursos investidos, mas também a qualidade das ações. Isso requer monitoramento constante, com sistemas informatizados e relatórios online”.

Presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães; gerente-executivo do CAU/BR, Eduardo Pereira; conselheiro Jeferson Navolar (PR), coordenador da Comissão de Organização e Administração; presidente do CAU/PA, José Akel Fares Filho; presidente do CAU/AL, Heitor Maia; e o conselheiro do CAU/BR Emerson do Nascimento (MA)

 

Fonte: CAU/BR

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11