Destaque

Pesquisa sobre Athis, que visa mapear setor, é prorrogada até 7 de outubro

Os agentes e profissionais que atuam em prol da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social têm novo prazo para para participar de pesquisa inédita, que vai mapear as experiências em Athis nos últimos 10 anos: 7 de outubro. Clique aqui para acessar o questionário eletrônico.

O levantamento é uma realização conjunta entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ), o Fórum BR Cidades e a Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA).

A pesquisa está organizada em quatro eixos: produção habitacional, melhorias habitacionais, regularização urbanística e fundiária e direito à cidade. O objetivo é mapear ações de Athis no Brasil, na última década, e identificar entidades e profissionais que atuam na busca do direito à moradia digna para todos. Diagnosticar os desafios e entraves desse campo de atuação, a fim de tornar efetiva a aplicação da Lei Federal nº 11.888/2008, é outra meta do trabalho. O produto final contemplará um banco de dados de ações de Athis no país.

“Este panorama possibilitará um significativo avanço no desenho de políticas e projetos de fomento a esta prática profissional, que vêm sendo realizados a partir da destinação anual obrigatória de 2% da arrecadação estadual para ações de Athis”, afirmou o presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar.

O levantamento das experiências de assistência técnica no Brasil servirá também de subsídio para o Seminário Nacional de Assistência Técnica para a Habitação de Interesse Social, que ocorrerá de 25 a 27 de novembro, no Rio de Janeiro. Além de conferências magnas e mesas-redondas pautadas nos quatro eixos temáticos do estudo, o evento contará com uma exposição representativa dos trabalhos em assistência técnica para habitação de interesse social no Brasil, escolhidos a partir da pesquisa realizada.

 

Editado em 01/10/2019

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Centraliza: CAU/GO envia contribuições para a Câmara

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023