Destaque

Ocupa Goiânia, um evento comemorativo aos 81 anos da capital

Para a comemoração dos 81 anos de Goiânia, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-GO) está promovendo um evento que reúne ações artísticas e culturais, governamentais e não-governamentais, que movimentam as ruas da capital. Ocupa Goiânia é uma ação de reconhecimento provocada pelo CAU-GO, no intuito de presentear a cidade, conectando alguns coletivos de artistas, arquitetos e urbanistas e cidadãos, que têm em comum reflexão e prática de apropriação de espaços urbanos.

As atividades aqui apresentadas são gratuitas e abertas ao público e estão programadas entre 11 e 01 de novembro de 2014, em diversos locais da capital. O Ocupa Goiânia confirma a existência de um conjunto de iniciativas pré-existentes que convergem para a região central da cidade, justificando a escolha dos espaços de realização de muitos dos eventos integrados neste projeto.

Acompanhe também pelo Facebook 

Baixe aqui o PDF com as infos e imagens de cada evento

Confira a programação:

e/ou

Responsável: Nega Lilu Editora

Data: 11 a 31 de outubro

Local: parques e pontos de ônibus

Intervenção literária com graffiti (stencil). Textos curtíssimos gravados em pisos, nos parques e pontos de ônibus de Goiânia, buscando diálogo instantâneo com o usuário da cidade. O traçado da trilha poética terá acesso democratizado por meio de geotagging.

[OcUpE]mOs Os pArqUEs

Data: Instalação Permanente

Local: A instalação estará em diversas ações: Domingo no Beco, MudA Ocupa Bacião, POR ACASO Tardes de improviso, Urban Sketchers Goiânia, Cinealmofada, Não jogue lixo na praça

Autor:Tiago Botelho Alberto

Ocupação do espaço público dos Parques já existentes em Goiânia, com cAdEIrAs recicladas a partir de paletes usados, criando oportunidade para as pessoas pararem e se sentarem (semelhante ao que ocorre no Jardin du Luxembourg, em Paris, e na Times Square, em New York). O desenho da cadeira proposto dá total liberdade às pessoas de deslocarem as cAdEIrAs pelo espaço do Parque e de utilizarem em grupo, individualmente, para almoçar, contemplar, ler um livro, fazer um desenho e/ou sonhar enquanto olham o lago. As cadeiras terão cores diferentes que irão animar o espaço, assim como podem ser recolhidas todos os dias, com facilidade de arrumar em pilha.

Prototipagem de intervenção urbana na Praça Universitária

Responsável: Sobreurbana

Data: Entre 17/10 e 31/10 – Horário: será informado em breve

Local: Praça Universitária, frente ao Palácio da Cultura

A Sobreurbana irá prototipar ideias para melhorar as condições de uso e ativar o espaço em frente à entrada do Palácio da Cultura, a partir de soluções rápidas, simples e baratas, trazidas do placemaking.

Concurso Cultural/Exposição Goiânia em Fotos

Responsável: Goiânia em Fotos

Data: 17 a 31 de outubro – Horário: início no dia 17 às 8h e fim no dia 27 de outubro às 8h – CONCURSO CULTURAL via Facebook

Dia 31/10 exposição lançada no encerramento do Ocupa

Local: Concurso: Página do Goiânia em Fotos no facebook / Exposição: Festa de encerramento do Ocupe.

Um Concurso Cultural, ligado ao projeto Ocupa Goiânia, será realizado. Para participar do concurso, cada interessado poderá enviar até cinco fotos para o e-mail goianiaemfotos@gmail.com juntamente com ficha de inscrição e de autorização de uso de imagem (ambos documentos estarão disponíveis na página Goiânia em Fotos do facebook, mesmo local onde será disponibilizado o edital do Concurso Cultural. Documentos estão em processo de elaboração), com o tema “Fotografe e Ocupe Goiânia – Semana de Aniversário”. As melhores imagens participarão de exposição física, que ocorrerá na festa de encerramento da semana do Ocupa. A divulgação dos vencedores será no dia 27/10/2014 através da página do Goiânia em Fotos no facebook.

Oficina Colaborativa para Mapeamento de Rotas Cicláveis em Goiânia

Responsáveis: Gabriela Silveira/Ary Soares dos Santos//Lais Rincon

Data: 18 de outubro de 2014, 8h às 12h

Local: Auditório do CAU/GO

Inscrições e contribuições: através do e-mail rotasbicicleta@gmail.com

A oficina visa mapear rotas cicláveis em Goiânia a partir da experiência vivencial e do desejo dos próprios cidadãos, que são usuários da bicicleta como modo de transporte ou aspiram ser. O intuito, a princípio, é propor rotas cicláveis que conectem bairros-bairros e bairros ao centro de Goiânia, além de listar pontos em que infraestrutura de apoio (como estacionamentos) deve ser implantada. O material elaborado servirá de subsídio à gestão pública municipal ao definir intervenções viárias que priorizam a bicicleta.

Domingo no Beco

Responsável: Produtora Nós

Data: 19 de outubro, a partir das 15h00

Local: Avenida Anhanguera (entre Avenida Tocantins e Rua 09)

O Domingo no Beco surgiu com a proposta de levar cultura e arte num dia relativamente pacato, um domingo, e sempre num dos becos do Setor Central de Goiânia, becos que são muito mal utilizados, dominados pelas drogas, ou simplesmente abandonados. Em fevereiro de 2014 foi criada a Produtora Nós e no dia 14 do mesmo mês foi realizada a primeira edição do Domingo no Beco. Um palco improvisado, algumas bandas independentes e um sarau de palco aberto. Estava formatado o Domingo no Beco. O evento serve também como um espaço livre para que as pessoas possam vender, trocar e expor o que quiserem, tudo gratuito.

Cinealmofada

Responsável: Coletivo Cine Cultura

Data: 19 de outubro, às 19h

Local: Praça Cívica em frente ao Cine Cultura

Simplicidade, espontaneidade, democratização e magia! Cinema ao ar livre para toda a comunidade! Exibições de filmes com entrada franca na Praça Cívica, em frente ao Cine Cultura, de forma a difundir e fortalecer o acesso cinematográfico ao público goiano através de uma nova experiência de cinema. Todos são bem-vindos com sua almofada, seu lanchinho, família e amigos. O Cinealmofada Temporada 2014 é uma realização do Coletivo Cine Cultura em parceria com o Cine Cultura e conta com o apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, Prefeitura de Goiânia e o apoio cultural da Balaio Produções, Barroca Filmes, Secult Goiás e Bridge Áudio.

Palestra com Guilherme Ortenblad

Data: 20 de outubro, às 19h

Local: Auditório do IFG (antiga Escola Técnica)

O CAU/GO traz o arquiteto e urbanista Guilherme Ortenblad, sócio fundador do Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design, para a palestra Ocupe a Cidade. O foco do trabalho do Zoom é a atuação e investigação em diversas escalas de projeto, desde a escala da cidade até a do design da vida cotidiana. O escritório foi vencedor de prêmios e concursos públicos, tais como Habitação para Todos, Morar Carioca e Ensaios Urbanos. O escritório realizou diversas intervenções urbanas e mobiliário urbano na cidade de São Paulo: Foi um dos realizadores das implantantações piloto dos parklets em SP, que colaboraram para a regulamentação dos parklets como política publica. Em colaboração com a prefeitura elaborou o “Manual Operacional para Implantar um Parklet em São Paulo”. Como integrante do DesignOk, implementou a intervenção Jardim Pop no Largo da Batata e em parceria com o Instituto Mobilidade Verde realizou o pocket park Oscar Freire.

Deriva do Bem

Responsável: Bráulio Vinícius Ferreira

Data: 20 a 31 outubro

Local: FAV- UFG (Campus Samambaia)

A Deriva do Bem é uma expedição que reúne um grupo de pessoas que tem como interesse comum, a cidade, a fotografia e a memória. Um passeio pelo centro da cidade de Goiânia, que ocorre uma vez ao ano, onde encontros e vivências se dão junto com o resgate da memória e da vida no centro. É com a sensibilidade e o olhar de alguns derivantes que a Deriva do Bem realiza essa exposição fotográfica.

Gentilezas Urbanas e Outros delírios

Responsável: Coletivo Vira folha – Dança UFG

Data: 20 de outubro, às 10h

Local: Percurso com início na Rua 08 (rua do lazer)

Deriva performática com o intuito de sensibilizar as pessoas que transitam pela cidade de Goiânia, que gestos de atenção, afetos e gentilezas possam transformar o estado de endurecimento diante da paisagem urbana. É o desejo de escorregar por entre pessoas, aguar olhares, florir o asfalto, acalentar o movimento, diminuir o fluxo.

minerAção

Responsável: Dobra ateliê

Data: 20 e 21 de outubro de 2014, 14h às 18h

Local: 1ª parte (oficina): Goiás Criativo (Parthenon Center); 2ª parte (instalação): proximidades da praça do Bandeirante

Instalação site specific com dobraduras de papel dourado, referência ao ouro que impulsionou a ocupação/exploração destas terras goyanas. Ação coletiva de dobra e inserção de pequenas peças modulares em vãos, buracos, frestas e empenas abandonadas da cidade, em um garimpo urbano que emerge da potência desbravadora de se redescobrir o lugar onde vive.

Urban Sketchers Goiânia

Responsável: Fernando Simon

Data: 21 de outubro de 2014, às 9h30

Local: Praça Cívica

Desenhar aspectos da paisagem natural e construída, detalhes e panoramas da cidade de Goiânia dando ênfase aos edifícios históricos. Serão experimentadas várias técnicas e suportes durante a realização do evento.

MudA Ocupa Bacião

Responsável: Hábil Produção

Data: 24 de outubro, às 14h

Local: Bacião – Setor Sul (entrada pela R. 115 e R. 116)

Proposta de ação-ocupação para intervenções urbanas e artísticas na região conhecida como Bacião do Setor Sul. Realização de ações para revitalização e preservação do espaço como um ponto de encontro da cidade. As atividades do dia fazem parte da programação do projeto de arte urbana MUdA, que acontece em Goiânia entre os meses de outubro e novembro. Saiba mais em: www.habilproducao.com

Arte da vez

Responsáveis: Maiene Horbylon / Marcelo Peralta

Data: 24 de outubro, 19h às 23h

Local: Casulo Moda Coletiva

No aniversário de Goiânia, o Casulo Moda Coletiva vai realizar mais uma edição do Arte da Vez, com Marcelo Peralta lançando duas gravuras em homenagem à capital goiana.

Saída fotográfica Goiânia em Fotos

Responsável: Goiânia em Fotos

Data: 25 de outubro, às 16h

Local: Praça universitária com trajeto feito em grupos por vários pontos da cidade, inclusive na ação POR ACASO que está dentro das programação do Ocupa.

Saída fotográfica, com a equipe executora do Goiânia em Fotos, aberta ao público. A temática da saída fotográfica será o Ocupa. No início da atividade haverá uma mini-oficina sobre composição fotográfica analógica, de celular, modo pré-definição e feedback. O convite ao público ocorrerá através da página do Goiânia em Fotos no facebook.

POR ACASO – Tardes de improviso

Data: 25 de outubro, 17h às 20h

Local: casAcorpO (Rua 233, esquina com Av. 243, n 1370, final da Rua Sem Saída, Setor Leste Universitário, Goiânia – Goiás)

POR ACASO tardes de improviso é uma jam session de música e dança (e outros inesperados improvisos). Convidamos a cidade, artistas e desavisados a se reunirem para improvisarmos músicas e danças quentíssimas. Intervenções urbanas abertas, democráticas e seriamente celebrativas. Este encontro pode ser chamado de, por acaso, tardes de improviso.

Os anfitriões e provocadores dos improvisos são o grupo musical Vida Seca e o ¿por quá? grupo de dança. Projeto realizado desde o ano de 2012, inicialmente em frente à antiga sede da Fábrica Cultura Coletiva na rua 3 do Centro e agora, em 2014, na rua sem saída da casAcorpO onde os grupos realizadores são residentes. Desde sua criação já aconteceram 12 edições em Goiânia e uma no Museu de Arte do Rio na cidade do Rio de Janeiro.

www.casacorpo.art.br

*Em 2014 POR ACASO conta com apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultural do município de Goiânia/GO

Não jogue lixo na praça”

( ou Mais beleza Menos lixo)

Responsável: Mirian Mendonça + Coletivoador (Radarani Oliveira)

Data: 26 de outubro, 16 às 18h

Local: Praça da quadra F-36, Setor Sul (entrada pela R. 88)

As pracinhas de fundo de quadra no setor sul recebem grande quantidade de lixo, o que torna estes espaços sujos e desagradáveis. A proposta é coletar e separar o lixo, em ação educativa e interativa, com performances que falem sobre os efeitos nocivos do lixo, e quais ações podem ser tormadas ter pra tornar mais bonitos os espaços públicos de Goiânia.

Circuito da Cultura – Saco de Galhofas

Responsável : Marcos Lotufo (Saco de Galhofas/Geppetto)

Data: 28 de outubro, 18h às 22h

Local: Ilha da Galhofa (Al. Henrique Silva) e no bar cultural El Atelier (Rua 1.014)

O Saco de Galhofas, encontro permanente de grupos culturais e artísticos com moradores do Setor Pedro Ludovico que culmina em um grande encontro anual no mês de maio (em 2014 aconteceu o 11º encontro), está ampliando suas atividades na região e propõe a implantação do “Circuito da Cultura”, um projeto de incentivo à leitura que será caracterizado por estantes de livros à disposição para empréstimo, troca etc … e local para divulgação e exposição de interesse cultural do setor Pedro Ludovico e da cidade com atividades artísticas (música, teatro, exposições, performances, etc).

Como você se dissolve?

Responsável: Camila Serra Souza

Data: 30 de outubro, a partir das 9h

Local: Centro (Percurso: Av. Araguaia, na frente da loja Novo Mundo até a Rua do Lazer)

Como você se dissolve?

Será que pelo menos você se permite dissolver?

Nossas vidas são assim, uma correria sem fim, onde sempre temos que estar aparentemente bem. Arrumados, despojados, intelectos e bem humorados.

E quando nos dissolvemos. Realmente nos vemos?

Será que nos vemos como alguém?

Será que alguém nos vê como uma pessoa?

Como você se dissolve?

Será que é no seu espelho?

O espelho que te vê?

O que é dissolver?

Vamos ver oque o espelho te revela.

Intervenção-Convite_UFG

Responsável: Escritório Público de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFG

Data: 30 de outubro, às 16h

Local: Praça seca da Vila Cultural (atrás do Teatro Goiânia)

A celebração do aniversário de Goiânia, em seus 81 anos de vida, será realizada como uma intervenção-convite para o uso do espaço público. Goiânia é tomada como uma criança se comparada a outras cidades centenárias, e até milenares, mundo afora. O tema infantil, povoado de balões, pula-pulas, pipoca, algodão doce, bolo e presentes é o disparador de um evento urbano cheio de ambiguidades entre a inocência infantil e a traquinagem como forma de subversão da ordem. Uma criança em desenvolvimento que cresce com problemas de déficit habitacional, lugares vazios, centro terrivelmente abandonado e altos índices de desigualdade social merece uma comemoração como possibilidade de suscitar questionamentos sobre sua história e configuração.

Descasca-se Laranjas

Responsável: Cássia Nunes

Dia: 31 de outubro, às 16h30

Local: Bosque dos Buritis

Release: Descascar laranjas, descascar a si mesma. Somos constituídos por uma multiplicidade de elementos, de camadas. Casca, pele, polpa, sementes, sumo, bagaço. Manifestamos e acessamos tais elementos em diferentes situações, a partir de inúmeros olhares que cotidianamente nos atravessam. Evidenciando a temática do olhar, a artista utiliza a laranja como metáfora para tratar das relações entre interioridade e exterioridade do eu e as possibilidades de estabelecer trocas intersubjetivas mediadas por sua ação performática.

Trajeto com Beterrabas

Responsável: Ana Reis

Dia: 31 de outubro, às 16h30

Local: Bosque dos Buritis

Release: Ao apropriar-se da ação de ralar beterrabas levando-a até a exaustão, a performance apresenta um processo de transformação, criando um ambiente de acumulações e tingimento. A repetição dos gestos e o cansaço imprimem desenhos no corpo e no espaço ativando as potencialidades de deslocamento e reinvenção da ação cotidiana no território urbano.

Árvores de Goiânia

Responsável: Elisa A. França

Data:1º de novembro, às 9h
Local: Praça do Bandeirante (na árvore em frente a loja Flávios)

Antes que todas as árvores desapareçam das calçadas de Goiânia, faremos um passeio para conhecê-las e contemplá-las. Apoiadas por nosso olhar, afinal, elas podem resistir, em toda a sua beleza. Com tudo o que as árvores nos oferecem, só temos a ganhar. 

Escola de Parklet com Instituto Mobilidade Verde

Responsável: Sobreurbana

Data: 17 a 19/10, 9h às 17h (inscrições no site)

Local: Coletivo Centopeia – Trav. Bezerra de Menezes, nº 143, St. Sul.

E se no lugar de um carro estacionado na rua tivéssemos mais espaço para as pessoas? Neste aniversário de Goiânia, a Sobreurbana propõe repensar o espaço público de Goiânia com o Instituto Mobilidade Verde, que implantou os primeiros Parklets em São Paulo/SP. O curso é também uma parceria com o Coletivo Centopeia, que há anos potencializa a troca de experiência e conhecimento no âmbito da economia criativa em Goiânia.

 

Brinquedo, Brincadeira e outras poesias…

Responsável: Família Santiago Santos

Data: 2 de novembro de 2014 – Horário: 10hr

Local: Parque Flamboyant

A Família Santiago Santos é a união entre o artista de rua Bulacha e a atriz Sandra Santiago que culminou no primeiro espetáculo intitulado Brinquedos Brincadeiras e Outras Poesias. O espetáculo propõe um dialogo entre brinquedos e brincadeiras tradicionais da cultura popular e a tal nanotecnologia que reflete uma cultura virtualizada e minimalista, onde o individuo se distancia da realidade passando a ter somente uma vida pautada em relações intermediadas pelo universo da internet . 

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano