Destaque

O papel do CAU, do IAB e do Sindicato

É comum chegarem ao CAU/GO dúvidas, de profissionais ou da sociedade, a respeito do papel do CAU, do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas. A fim de contribuir para elucidar o trabalho de cada uma dessas entidades, organizamos as informações a seguir:

CAU
Criados pela Lei 12.378/2010, os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e das Unidades Federativas (UF) são resultado de um trabalho de 52 anos dos profissionais. Assim, os arquitetos e urbanistas brasileiros criaram um conselho próprio que representa suas demandas, na defesa de suas atribuições profissionais, e na salvaguarda à sociedade em relação a seus serviços. Através do estabelecimento de resoluções e da criação do Código de Ética e Disciplina da categoria, o CAU passou a regulamentar a prática profissional. Com esse objetivo, o Conselho orienta, disciplina e fiscaliza o exercício da profissão, além de atuar pelo aperfeiçoamento profissional. A fim de exercer a profissão, todo arquiteto deve necessariamente se registrar no CAU. O Conselho possui uma estrutura administrativa, formada por funcionários concursados e comissionados; e um conselho gestor, composto por profissionais eleitos a cada três anos. Os conselheiros não são remunerados. O CAU/GO também possui sete comissões: Ética e Disciplina (CED), Exercício Profissional, Ensino e Formação (CEPEF), Administração e Finanças (CAF), Política Urbana e Ambiental (CEPUA), Escritórios Descentralizados (CTED), Eventos (CTE) e Sede (CTS).

IAB
Fundado em 1921, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) se dedica a questões de interesse do arquiteto, da cultura arquitetônica e suas relações com a sociedade, fortalecendo o conceito cultural de projeto e a defesa das políticas públicas relacionadas à área, considerando a realidade urbana brasileira. Atualmente, os estados em que o IAB têm mais presença são Distrito Federal, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Entre as principais atividades do IAB, estão a elaboração de normas e regulamentos para premiações nacionais, normas de Concurso Público para projetos de arquitetura e tabelas de honorários profissionais. O IAB é membro fundador da União Internacional de Arquitetos (UIA) e integra o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), órgão consultivo do CAU/BR. Clique aqui para acessar o site do IAB.

Sindicato
O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de Goiás representa a categoria e defende a valorização profissional. Fundado em1959, possui a sua sindicalização baseada no artigo 579 da CLT. A contribuição sindical é obrigatória. Atua pela remuneração correta dos profissionais, oferece assistência jurídica trabalhista, promove debates, seminários e cursos, visando a complementar a formação dos arquitetos e urbanistas. Ao se associar ao sindicato, pagando uma mensalidade à entidade, o profissional também pode usufruir dos convênios e benefícios firmados pelo sindicato. Clique aqui para acessar o site do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Goiás.

MAIS SOBRE: IAB sindicato

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada