Artigo

O olhar que cuida

Elisa A. França*

Há anos se nota em Goiânia, como em outras cidades do Brasil e do mundo, a imensa retirada de árvores das calçadas, especialmente aquelas de grande porte. Também muito comum é a poda drástica realizada por companhias de eletricidade ou pela Prefeitura, que acabam por prejudicar e comprometer a saúde das árvores. Ambas as práticas se tornaram, de certa forma, “normais” e aceitas pela sociedade.

O objetivo do passeio do Árvores de Goiânia foi propor um momento para se observar, conhecer e apreciar as bonitas árvores que ainda temos em nossas ruas. Com isso, pretendemos que as árvores se tornem mais visíveis e cuidadas.

Nosso ponto de partida foi diante de um Flamboyant (Delonix regia), espécie exótica originária de Madagascar. O Flamboyant, que nesta época nos presenteia com sua linda fase de floração, está entre as 15 mais presentes na arborização urbana da capital e esteve entre as primeiras a ocupar as calçadas de Goiânia.

A seu lado, nesse “pioneirismo”, está o Ficus (Ficus microcarcapa). Ainda podemos ver alguns poucos exemplares dessa frondosa árvore ao longo da Avenida Goiás e também na Praça Cívica, por onde o passeio percorreu. Apesar de belíssima, a espécie não é recomendada para o meio urbano por causa de suas raízes superficiais e “agressivas”, que levantam pavimentos e danificam construções.

Vimos também, no trajeto, algumas belas (outras nem tanto) Mungubas (Pachira aquatica) – quase todas comprometidas por pragas. Isso não quer dizer que todas as mungubas devem ser derrubadas, já que ainda há muitos exemplares saudáveis na cidade. Já reparou que sua sombra oferece um frescor inigualável nos dias de calor intenso?

E o que mais? Ipês rosas (Tabebuia rosea), Nós de Porco (Physocalymma scaberrimum), Amendoeiras ou Sete Copas (Terminalia Catappa), Oitis (Licania Tomentosa), Tamarindeiros (Tamarindus indica), Cassias javanicas, Sibipirunas (Caesalpinia pluviosa)… Tudo isso e mais em um trajeto de apenas sete quadra e um pedaço da Praça Cívica. Vimos, ouvimos, sentimos, contamos e conversamos sobre essas lindas companheiras.

*Elisa A. França é jornalista e participante do Ocupa Goiânia, evento idealizado pelo CAU/GO em comemoração aos 81 anos da capital

OUTRAS NOTÍCIAS

O Serra e o Centro – artigo da presidente, Simone Buiate, e do conselheiro David Finotti

Alerta às cidades para a crise climática – artigo da conselheira Regina de Faria

Arborização planejada – artigo da conselheira Janamaina Azevedo