Destaque

Nota de repúdio à exclusão dos arquitetos do COMCIDADE, em Anápolis

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) repudia a decisão do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, de excluir o representante dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo do Conselho Municipal da Cidade (COMCIDADE).

A medida, tomada por meio do Decreto N° 43.884 no último dia 30 de julho, implica em um grande prejuízo para a sociedade, visto que o planejamento urbano é atribuição própria do arquiteto e urbanista – profissional que efetivamente contribui para as discussões e deliberações do COMCIDADE.

Integrante do COMCIDADE desde 2016, o CAU/GO participou ativamente das discussões sobre a revisão do Plano Diretor de Anápolis e da proposta de expansão urbana do município, entre outros temas de extrema relevância para o adequado ordenamento territorial e para a qualidade de vida dos cidadãos.

O COMCIDADE é um órgão paritário, consultivo e deliberativo, que integra a estrutura da pasta municipal responsável pelo planejamento urbano do município em questões referentes à política de gestão do solo urbano, habitação, saneamento ambiental, mobilidade e transporte urbano, em todo o território de Anápolis.

Retirar técnicos qualificados do espaço destinado à discussão desses temas é uma ação que desrespeita não só os profissionais da área, mas também toda a sociedade, que carecerá de apoio técnico nas decisões que afetarão diretamente sua vida na cidade.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada