Destaque

Lana Jubé representa Conselho em homenagem do RIBA ao CAU/BR

Da esquerda para a direita: Diogo José Paulo Cristiano, Ministro Conselheiro da Embaixada de Angola; Vitor Leonel A. C. Miguel, presidente da União dos Arquitetos da Africa, também homenageado; Lana Jubé e Roberto Simon

O CAU/BR foi homenageado pelo RIBA (Royal Institute of British Architects) com a outorga da “RIBA Presidencial Medal” ao seu presidente e o convite para sua participação em mesa-redonda internacional, sobre “O Futuro da Profissão”, ao lado dos presidentes dos institutos de arquitetura da Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e República da Irlanda.

A primeira vice-presidente do CAU/BR, a arquiteta e urbanista goiana Lana Jubé, representou o presidente, Luciano Guimarães. Os eventos ocorreram no último dia 12, por ocasião da entrega da “Royal Gold Medal 2019” ao arquiteto britânico Sir Nicholas Grimshaw, projetista do terminal internacional na estação de Waterloo, em Londres, e da Eden Project, maior estufa do planeta, na Cornuália. Outorgada em reconhecimento ao trabalho de uma vida inteira, a Medalha de Ouro Real é aprovada pessoalmente pela rainha da Inglaterra e é conferida a uma pessoa ou grupo que tiveram uma influência significativa “direta ou indiretamente no aperfeiçoamento da arquitetura”.

A renovação do Memorando de Entendimento entre o CAU e o RIBA, firmado em 2014 e com vencimento previsto para dezembro, também foi objeto de conversas, no dia 15. Nessa fase, um dos principais pontos de colaboração almejados são os programas de formação continuada. Foi discutida também a possibilidade de o CAU/BR acompanhar como ouvinte ao menos um processo de acreditação (validação) de cursos de Arquitetura e Urbanismo. Outros itens são o intercâmbio de conhecimentos para a utilização do BIM e estratégias de comunicação e valorização profissional.

Nas conversações durante a cerimônia de entrega da “RIBA Presidencial Medal”, Lana Jubé ressaltou que a cooperação com o RIBA contribuiu, por exemplo, para o desenvolvimento do serviço online de buscas por arquitetos e urbanistas brasileiros (“Ache um Arquiteto e Urbanista”) em 2017. A comenda foi entregue por Sir Chris Williamson, vice presidente internacional do RIBA, representando Sir Ben Derbyshire, o presidente, ausente em razão de problema pessoal. O arquiteto e urbanista Roberto Simon, vice-presidente para as Américas da União Internacional dos Arquitetos (UIA) e Ouvidor-Geral do CAU/BR, participou da cerimônia.

Durante sua passagem por Londres, Lana Jubé lembrou que o Brasil possui hoje 166 mil arquitetos e urbanistas e 24 mil empresas de Arquitetura e Urbanismo registrados no Conselho. “Apesar da situação desfavorável da economia do país, em 2018 as atividades dos profissionais da área cresceram 5,4% por cento em relação ao ano anterior. Há uma maior conscientização pela sociedade do papel do arquiteto e urbanista e nosso Conselho tem contribuído para isso, investindo em comunicação e parcerias”.

“Assistimos também ao surgimento de uma nova geração de talentosos arquitetos que, inclusive, vem obtendo destaque internacional. Uma prova disso foi a concessão do ‘RIBA International Prize 2018’ para projeto de moradias escolares para 540 crianças em zona rural do interior do Brasil e o ‘RIBA International Emerging Architect’ para dois jovens da equipe autora”, declarou.

Lana Jubé afirmou ainda que há poucos dias tivemos a consagração do Rio de Janeiro, pela Unesco, como Capital Mundial da Arquitetura em 2020, quando a cidade sediará o 27º Congresso Mundial de Arquitetura promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA). “Será uma honra reencontrá-los na ocasião”, disse aos colegas, além de congratular pessoalmente Sir Nicholas Grimshaw pela premiação com a “Royal Gold Medal 2019”.

Clique aqui para saber mais sobre ganhador da Medalha de Ouro desse ano.

Saiba mais sobre o RIBA.

MAIS SOBRE: prêmio Riba

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada