Destaque

Inaugurada mostra sobre o trabalho de Artigas

No último dia 8 de junho, foi inaugurada a exposição “Nos pormenores um universo”, trazida do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, pelo CAU/GO. Em Goiânia, a exibição sobre o trabalho do arquiteto João Batista Vilanova Artigas estará em cartaz até 4 de julho, no Centro Cultural da UFG, Praça Universitária. A abertura contou com a presença de convidados e também da filha do arquiteto homenageado, Rosa Artigas, que veio de São Paulo para prestigiar o evento.

“É de se admirar a forma original e inusitada como Vilanova soluciona espaços vazios”, afirma a gerente geral do CAU, Isabel Barêa Pastore. “Convidamos toda a sociedade e, em especial, os futuros arquitetos e urbanistas, para conhecer seu trabalho. Os estudantes precisam ter contato com exemplos da boa Arquitetura.”

Veja as fotos da abertura

O horário de funcionamento da exposição é de terça a sexta, das 10h às 18h. No dia 24 de junho, sábado, o local também estará aberto, das 10h às 16h. Além disso, nos dias 20, 22 e 27, haverá exibição de filmes, das 19h às 21h. Após a sessão, haverá debate sobre Arquitetura Moderna Brasileira com participação de professores de diversas escolas de Arquitetura e Urbanismo de Goiás. O primeiro filme confirmado é o documentário “Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz”, com a presença do arquiteto e urbanista Lucas Jordano, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG.

Vilanova Artigas é autor de projetos de edificações importantes para a Arquitetura brasileira, como o edifício Louveira (1946), o estádio do Morumbi (1953) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP, 1961). A exposição “Nos pormenores, um universo” foi realizada pela primeira vez em Curitiba (PR), em 2015, por ocasião da data em que Vilanova Artigas faria 100 anos. Em Goiânia, trata-se de um recorte adaptado ao espaço do CCUFG.

A mostra é uma realização do CAU/GO em parceria com a Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG) e o CCUFG, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFG, o Museu Oscar Niemeyer e a Secretaria de Cultura do Paraná. Para a realização da exibição, o CAU conta com o patrocínio das empresas: Engie Brasil, Quadro Arquitetos, Flexi Base – Mobiliário Corporativo, SDF Arquitetura e Engenharia, EletroGYN Lâmpadas Especiais e HALL 9000 Produções.

Serviço
“Nos pormenores, um universo – Centenário de João Vilanova Artigas”
Data: 9 de junho a 4 de julho
Horário: terça a sexta, 10h às 18h; sábado (somente 10 e 24 de junho), 10h às 16h
Local: Centro Cultural UFG
Endereço: Praça Universitária – Av. Universitária, 1533, setor Leste Universitário, Goiânia
Entrada franca

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada