Destaque

Guilherme Ortenblad detalha a implantação dos parklets em São Paulo, na palestra Ocupe a Cidade

Foto: Lorena Barsanulfo / Goiânia em Fotos

No dia 20 de outubro o CAU/GO recebeu o arquiteto e urbanista Guilherme Ortenblad que ministrou, no auditório do Instituto Federal de Goiás, a palestra Ocupe a Cidade, dentro da programação do Ocupa Goiânia, evento comemorativo dos 81 anos da capital, que reúne diversas de atividades de reflexão e apropriação dos espaços urbanos. O evento foi prestigiado por cerca de 50 pessoas.

Guilherme Ortenblad, que é um dos sócios do escritório Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design, de São Paulo, falou sobre sua experiência em transformação de espaços urbanos em ambientes para pessoas e, sobretudo, na implantação dos parklets na capital paulista, que se tornou uma política pública naquela cidade em março deste ano e têm sido construídos por coletivos ligados à mobilidade urbana e sustentabilidade. Esta iniciativa surgiu em cidades norte-americanas, se espalhou pela Europa e chegou ao Brasil este ano.

Segundo Ortenblad, acreditava-se que haveria uma resistência maior aos parklets na capital paulista, já que estes tomam vagas de estacionamento em locais movimentados da cidade. No entanto, tanto a Prefeitura quanto a população aderiram à ideia e São Paulo conta com cinco parklets. “Parklet é um espaço de convivência e de lazer em locais que hoje são destinados a carros. Não é uma negação do carro, mas uma equalização de seu uso”, conceitualiza, apoiado em dados relevantes, como o que mostra que apenas 29% da população paulistana transita de carro e que o tempo médio que o veículo fica estacionado em vagas no Centro é de oito horas.

O CAU/GO, em parceria com a Sobreurbana, trará a primeira Escola de Parklet, que será realizada de 31 de outubro a 2 de novembro, dentro da programação do Ocupa Goiânia, no Coletivo Centopeia, no Setor Sul. O coordenador da oficina será o ambientalista Lincoln Paiva, presidente do Instituto Mobilidade Verde, que tem atuado junto com o Zoom Urbanismo na implantação do parklets em São Paulo. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada