Destaque

Fórum de Presidentes discute gestão metropolitana

Os desafios da gestão das metrópoles brasileiras marcaram a abertura do 19º Fórum de Presidentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, realizado no Museu da Cidade do Recife, nesta quinta-feira (06.08). A partir de palestra do conselheiro do CAU/PE Jório Cruz sobre o Estatuto da Metrópole, os presidentes dos Conselhos Estaduais discutiram o papel da entidade na promoção da governança desses grandes centros urbanos.

“Sabemos que 52% da população urbana brasileira mora em metrópoles. Por isso nada mais lógico que nos dediquemos a melhorar a qualidade desses espaços”, destacou Jório Cruz, que falou após execução do Hino Nacional pela Orquestra Cidadã Meninos do Coque. Para ele, o recém-publicado documento expõe o problema da governança metropolitana que precisa ser abraçada pelos políticos. “O CAU tem competência não apenas para explicar o Estatuto da Metrópole como para ajudar a implantá-lo”, defendeu.

O tema motivou engajamento dos presentes na luta para que o novo instrumento legal saia do papel. Para o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, arquitetos e urbanistas têm como missão social auxiliar a administração pública a utilizar ferramentas como os estatutos das Cidades e o da Metrópole, opinião reforçada pela deputada estadual de Pernambuco, Priscila Krause. “Não podemos apostar na falta de preparo dos políticos para o uso desses instrumentos. Precisamos nivelar por cima, forçar o amadurecimento das gestões”, pontuou ela, que assistiu a palestra.

O encontro vai discutir ainda temas administrativos da instituição, como planejamento estratégico e Centro de Serviços Compartilhados. Os debates seguem até a sexta-feira (07.08).

Fonte: CAU/PE

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano