Destaque

Expansão urbana e planejamento foram os temas abordados na Caravana do CAU/GO a Uruaçu

A expansão urbana em torno do lago Serra da Mesa foi o assunto recorrente nas reuniões que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás organizou na cidade de Uruaçu no dia 14 de março. Na Prefeitura, o Presidente do CAU/GO, John Silveira, se reuniu com a Prefeita, Solange Abadia Bertulino, o Secretário de Infraestrutura, Moisés Domingos Araújo, o Secretário de Meio Ambiente, Ademir Sandoval Barbosa e a Secretária de Habitação, Eunice Aparecida de Faria.
Silveira explicou que a escolha de Uruaçu para ser a sede da Caravana do CAU/GO na região Norte deveu-se a questões urbanas e naturais relacionadas ao Lago Serra da Mesa. Ele frisou quanto à necessidade da realização de uma audiência pública para tratar do Plano Diretor, destacando que é preciso ouvir as demandas da comunidade para sua elaboração. A sugestão do Presidente do CAU/GO é para que a audiência ocorra ainda neste semestre, tendo colocado o órgão à disposição para orientações e para participar dos debates.
Segundo a Prefeita, nos anos de 2007 e 2008 foi elaborado o Plano Diretor, mas não foi sancionado. Bertulino informou ainda que a falta do Plano tem dificultado acessar recursos para elaborar o Plano de Saneamento Básico. O Presidente do CAU/GO informou quanto à possibilidade de estabelecer parceria com universidades para a elaboração do Plano Diretor.
Silveira lembrou que o olhar do arquiteto é essencial para a cidade, para que esta seja acessível a todos e cresça de maneira planejada. A Prefeita reconheceu que o crescimento da cidade está sem direcionamento, mas assegurou que uma equipe está responsável pelo estudo de expansão urbana e que em 2015 ele será avaliado pela Câmara Municipal.
Outro assunto abordado por John Silveira foi quanto ao convênio a ser firmado entre o Conselho e a Prefeitura de Uruaçu para compartilhamento de dados que servirá a ambos. A Prefeita demonstrou interesse na assinatura do convênio.
Na reunião com o representante do Ministério Público na cidade, o Promotor Afonso Antônio Gonçalves Filho, Silveira voltou a falar sobre os benefícios do Termo de Cooperação, a ser assinado entre a Prefeitura da cidade, o CAU/GO e o Ministério Público. O Promotor se responsabilizou pela cobrança da assinatura do termo na Prefeitura. A reunião tratou também do Termo de Cooperação Técnica assinado entre o CAU/GO e o MP-GO, visando desenvolver ações voltadas ao cumprimento de normas de acessibilidade.
Na reunião com os profissionais da área, que também ocorreu na Câmara Municipal, o Presidente do CAU/GO observou que o arquiteto deve intervir na questão da cidade e que esta é uma questão ética da atuação profissional. Eles lamentaram a falta de reconhecimento profissional que sofrem na cidade e criticaram a atuação de desenhistas, formados por cursos técnicos, na elaboração de projetos. John Silveira orientou para que os arquitetos façam denúncias formais destas irregularidades ao CAU/GO, que tem condições de acessar judicialmente estes profissionais.
O Presidente do CAU/GO falou sobre a necessidade de se criar uma campanha que leve arquitetos e urbanistas para o interior do Estado, argumentando que somente com um número adequado de profissionais poderá ser feita a devida qualificação das cidades. Ele orientou ainda para que os arquitetos e urbanistas se associem a alguma entidade, como ASBEA, FNA, IAB, para contribuir na luta pelo resgate da valorização profissional.

Secretário de Infraestrutura, Moisés Domingos de Araújo, Secretário de Meio Ambiente, Ademir Sandoval Barbosa, Secretária de Habitação, Eunice Aparecida de Faria, Presidente do CAU/GO, John Mivaldo da Silveira e Prefeita de Uruaçu, Solange Abadia Bertulino
Reunião com o Promotor do Ministério Público de Uruaçu, Afonso Antonio Gonçalves Filho
Reunião com arquitetos na Câmara Municipal de Uruaçu

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Centraliza: CAU/GO envia contribuições para a Câmara

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023