Notícias CAU/GO

Entrevista inédita relembra o arquiteto Lelé

Nenhum outro arquiteto brasileiro soube unir com tanto entusiasmo arte e tecnologia quanto João Filgueiras Lima, o Lelé. Falecido em maio de 2014, aos 82 anos, deixou um legado inestimável para a Arquitetura Brasileira. Suas obras se destacam pelas técnicas inovadoras, pelo apuro estético e pelo seu grande alcance social: em mais de 50 anos de atividade profissional, Lelé construiu escolas, hospitais, universidades e inúmeros prédios públicos.

Em outubro de 2012, ele concedeu uma extensa entrevista ao CAU/BR, inédita até agora, onde fala da profissão de arquiteto, o alcance social da profissão e o papel do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Para ele, o arquiteto deve ser, antes de tudo, um construtor. Deve conhecer profundamente materiais, estruturas e técnicas construtivas. “Ninguém pode desenhar aquilo que não sabe como se faz”, diz, com a autoridade de quem inventou materiais e métodos inovadores para atender às necessidades específicas de cada projeto. “O arquiteto nunca deve deixar de ser o construtor, como o foi durante toda a Antiguidade. Se ele perder essa condição, nossa profissão vai entrar num declínio total, como já começa a ocorrer”.

Na entrevista a seguir, Lelé conversa com o arquiteto Hugo Segawa, com os jornalistas Ledy Valporto Leal e Vicente Wissenbach e com seu companheiro de trabalho por 40 anos– o arquiteto Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR. Com verdadeiras lições de profissionalismo e ética, ele fala da criação do CAU, do ensino de Arquitetura e Urbanismo, dos programas federais de habitação e até da Copa do Mundo. E revela: considera-se um arquiteto e urbanistas normal, porém esforçado. “Todos os arquitetos poderiam fazer o trabalho que fiz”, afirma, com a humildade e generosidade que marcaram uma trajetória inesquecível. Leia nas páginas seguintes uma condensação dos principais trechos da conversa, editados por temas. No vídeo abaixo, veja a resenha da gravação da conversa. Para assistir a íntegra, clique em “Vídeo da Entrevista”, na barra lateral esquerda.

 Hospital Sarah Fortaleza (croqui do sistema de ventilação natural)


Hospital Rede Sarah Kubitscheck, Rio de Janeiro, 2001.
(Foto André Wissenbach)

Assista à compilação dos melhores momentos da entrevista:

Fonte CAU/BR

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro