Notícias CAU/GO

Entidades se reúnem no IAB/PE para discutir o novo Conselho da Cidade

O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de Pernambuco (IAB/PE), recebeu em sua sede algumas das mais importantes entidades da sociedade civil do Estado, como o CAU, a OAB/PE, a Fase, a FERU, o Corecon e a MDU, para discutir a composição no novo Conselho da Cidade do Recife, que deverá vir a substituir o atual Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU).

“O mais importante é que todas estas entidades estejam em acordo sobre uma pauta comum, para que o Conselho venha a funcionar de forma efetiva para garantir um Recife mais planejado e com qualidade de vida para toda a sua população”, defendeu Vitória Régia de Andrade, presidente do IAB/PE, durante a reunião, que aconteceu no dia 19 de junho passado.

No encontro, todas as entidades puderam apresentar suas propostas e defender suas ideias acerca da cidade que elas querem.

Sobre o Sistema de Gestão Democrática da Cidade, por exemplo, a FERU defendeu uma representação maior da sociedade civil, a possibilidade de uma maior integração das políticas urbanas e propôs a volta de alguns atores com o propósito de fortalecer a reestruturação do sistema de gestão.

A OAB/PE, juntamente com a Corecon, por sua vez, sugerem o fortalecimento da CDU. O Corecon propôs transformar a CDU em um órgão homologatório de projetos.

Adelmo Araújo, representante da Fase afirmou que as pessoas em geral discutem pouco e por isso a cidade possui um modelo excludente em que milhares de pessoas vivem em condições inadequadas.

Já Tomás Lapa, da MDU, ressaltou que é preciso colocar em prática as discussões da cidade.

Ao final da reunião, ficou acertado que o grupo continuará se reunindo para buscar uma pauta comum a todos em defesa de um Recife melhor para se viver.

Fonte: IAB/PE

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro