Destaque

Entidades de Arquitetura e de Engenharia reivindicam a Prefeito valorização profissional para funcionários municipais da área

Prefeito Paulo Garcia sugeriu aos gestores das entidades que se unam a outras categorias profissionais organizadas para elaborar um plano de salários conjunto

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) e o Sindicato de Arquitetura e Urbanismo do Estado de Goiás (SARQ-GO), com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) e do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Goiás (SENGE-GO), se reuniram com o Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, tendo como pauta principal a valorização profissional e salarial das categorias por eles representadas. A reunião, realizada no dia 7 de julho no Paço Municipal, contou com os gestores destas entidades, que fizeram uma análise da relevância destes profissionais para o planejamento urbano, construção e também para a manutenção do ambiente construído e natural de Goiânia.

Na ocasião foi apresentada uma carta assinada pelas entidades, a qual destaca a importância destes profissionais para a construção de uma cidade sustentável que precisa de soluções criativas para enfrentar os seus desafios e prestar serviços eficientes à população. O Presidente do SARQ-GO, Garibaldi Rizzo, lembrou que o valor pago pela Prefeitura de Goiânia aos arquitetos e urbanistas e engenheiros é de R$1.594,89, o que equivale a um terço do piso salarial mínimo assegurado por lei às duas categorias.

Garcia reconheceu que, de fato, os engenheiros e urbanistas possuem uma faixa salarial bem aquém do que seria justo, considerando a relevância destes profissionais. O Prefeito de Goiânia sugeriu aos gestores das entidades que se juntem a sindicatos de outras categorias profissionais organizadas, como a saúde e a educação, e elaborem um plano de carreira e salário conjunto, se comprometendo a viabilizar a aprovação do projeto na Câmara Municipal.

O Presidente do CAU/GO, John Silveira, acrescentou que a valorização dos profissionais defendidos está também atrelada à discussão do reconhecimento de outras carreiras profissionais e ao próprio debate da matéria pública e planejamento urbano da capital. John Silveira aproveitou a oportunidade para solicitar a atenção do chefe do executivo municipal para a situação da sede do Departamento de Goiás do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-GO), projetada por Lelé Filgueiras, recentemente falecido, e atualmente embargada pela Prefeitura. Garcia, que contou sempre se perguntar a quem pertencia aquela obra quando passava por ali, tendo mesmo questionado diversos assessores a respeito, se comprometeu a acelerar o processo na Câmara para que o IAB-GO possa finalizar a construção, já que esta é a única obra que tem a assinatura de Lelé Filgueiras na capital goiana.    

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano