Destaque

Eleições do CAU: inscrição de chapas termina nesta sexta-feira

Arquitetos e urbanistas de todo o Brasil podem se candidatar até sexta-feira para os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo das 27 Unidades da Federação (CAU/UF) e do Brasil (CAU/BR). As candidaturas precisam ser apresentadas em chapas e devem ser inscritas no Módulo Eleitoral do CAU.

Para facilitar o acesso ao sistema, a Comissão Eleitoral Nacional elaborou um tutorial de registro de chapas, com orientações sobre o passo-a-passo das inscrições. Leia aqui.

Inscreva aqui a sua chapa, usando a sua senha do SICCAU.

A votação acontece no dia 5 de novembro, exclusivamente pela internet, e é obrigatória para todos os arquitetos e urbanistas com menos de 70 anos. Os conselheiros eleitos – federais, estaduais e suplentes – assumirão mandatos de três anos, a partir do dia 15 de dezembro de 2014. A função não é remunerada.

Os presidentes dos CAUs/UF serão eleitos pelos conselheiros estaduais e o presidente do CAU/BR pelos conselheiros federais na primeira reunião plenária de janeiro de 2015. Existem hoje 120 mil arquitetos e urbanistas em atividades no país, conforme registros no CAU. Todos aqueles em dia com suas obrigações poderão se candidatar ao pleito.

O CAU/BR é a instância normativa e recursal do Conselho. Nele, os conselheiros, representantes de todas as unidades da federação, determinam as normas a serem cumpridas pelos CAU/UF. E os CAU/UF são as instâncias executivas do CAU, às quais cabem as ações de atendimento e orientação direta aos arquitetos, assim como as de fiscalização sobre a prática profissional da Arquitetura e Urbanismo.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil objetiva orientar, disciplinar, fiscalizar e aperfeiçoar o exercício da profissão no país, atuando em nome da sociedade. O sistema foi criado em 31 de dezembro 2010, pela lei 12.378, após décadas de luta dos arquitetos e urbanistas para assumirem a liderança da categoria, antes englobada no sistema CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia). Como os demais Conselhos, o CAU/BR é uma autarquia federal com independência administrativa financiada por recursos próprios.

Este será o primeiro processo eleitoral totalmente organizado pelo CAU, e contará com o acompanhamento de uma auditoria independente.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada