Destaque

Conselho debate expansão urbana

Representado pelo conselheiro Garibaldi Rizzo, o CAU/GO participou no dia 29 de junho de um debate sobre a expansão urbana em Goiânia, realizado pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Urbano da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg). Garibaldi Rizzo falou sobre a importância de se discutir o assunto e questionou a necessidade de se aumentar o perímetro da cidade, quando existem 100 mil lotes vagos na área atual da capital goiana.

O evento reuniu empresários do setor imobiliário, além do secretário de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Paulo César Pereira; o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Nelcivone Melo; e o presidente do CREA/GO, Francisco Almeida; entre outros.

Segundo Garibaldi Rizzo, é preciso unir a gestão política ao conhecimento científico do planejamento urbano. “O adensamento deve ser planejado ao longo dos eixos de transporte urbano”, afirma. “E não faz sentido construir habitações em locais sem serviços como padaria, açougue, posto de saúde, escola e ônibus”.

“A cidade possui no seu plano diretor atual diretrizes que poderiam dar alternativas para o setor imobiliário aquecer suas vendas, com a ocupação dos vazios urbanos, por exemplo”, diz Maria Ester de Souza, vice-presidente do CAU/GO, que acompanhou o evento. “Por que não pensar em políticas públicas de revitalização de áreas centrais, com estímulo à construção de moradias e outros empreendimentos?”

MAIS SOBRE: expansão urbana

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano