Destaque

Conselheiros são empossados para a gestão 2018-2020

Os novos conselheiros do CAU/GO foram empossados e diplomados na tarde desta terça-feira, 19, na sede do Conselho em Goiânia. Foram eleitos 20 conselheiros – sendo 10 titulares e 10 suplentes – para a gestão 2018-2020. Além desses, uma conselheira federal e uma suplente irão representar o Estado na nova composição do Plenário do CAU/BR. Eles foram escolhidos pelos arquitetos e urbanistas goianos no pleito do último dia 31 de outubro. Dos 2.265 profissionais que estavam aptos a votar em Goiás, 1.501 participaram da eleição.

Três chapas concorreram às eleições do CAU/GO, sendo eleitos cinco conselheiros da Chapa 1, quatro conselheiros da Chapa 2, e um conselheiro da Chapa 3. Para Arnaldo Mascarenhas Braga, da Chapa 1, a valorização profissional deve seguir como um dos maiores objetivos da nova gestão. “O CAU também deve incentivar as demais entidades de Arquitetura e Urbanismo no Estado, como o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o Sindicato dos Arquitetos e a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, entre outros”, disse.

Na opinião do conselheiro Frederico Rabelo, representante da Chapa 2, a autarquia deve investir na maior aproximação com os arquitetos e também na fiscalização. “Devemos investir nos aplicativos que possibilitam uma maneira colaborativa de fazermos isso”, afirmou.

Luciano Caixeta, conselheiro eleito pela Chapa 3, também considera importante aproximar o CAU dos profissionais e promover a fiscalização. “Mas o primeiro objetivo deve ser o fortalecimento da identidade do CAU frente à sociedade, no que diz respeito às questões da cidade e da Arquitetura”, disse.

Antes da posse e diplomação dos novos integrantes do Plenário, os conselheiros da gestão 2015-2017 receberam um certificado entregue pela vice-presidente, Maria Ester de Souza, como homenagem do Conselho por sua atuação no período. “Nesses três anos, nós apresentamos o Conselho para a sociedade, marcando presença na discussão sobre as políticas urbanas”, disse. “Especialmente no que tange ao planejamento urbano e a acessibilidade dos espaços construídos, a parceria com o Ministério Público foi muito importante”. Também foi entregue um certificado à coordenadora da Comissão Eleitoral, Raquel Alves Inatomi, e à arquiteta e urbanista Tânia Fabricante, membro convidado da Comissão de Política Urbana e Ambiental (Cepua).

Confira a relação dos conselheiros da gestão 2018-2020 do CAU/GO:

Conselheiras federais
Maria Eliana Jubé Ribeiro – titular
Márcia Guerrante – suplente

Conselheiros estaduais
Arnaldo Mascarenhas Braga – titular
Álvaro Fernandes de Oliveira – suplente

Edinardo Rodrigues Lucas – titular
Ariel Silveira de Viveiros – suplente

Fernanda Antônia Fontes Mendonça – titular
Camilla Pompeo de Camargo e Silva – suplente

Frederico André Rabelo – titular
Ana Carolina Carvalho Farias – suplente

Lorena Cavalcante Brito – titular
Ana Lúcia Ferreira Peixoto – suplente

Luciano Mendes Caixeta – titular
Manoel Alves Carrijo – suplente

Maria Ester de Souza – titular
Adriana Mikulaschek – suplente

Paulo Renato de Moraes Alves – titular
Leonardo Jesuíno Romano de Sousa – suplente

Priscila Cavalcanti da Silva – titular
Selma Pereira da Silva – suplente

Regina Maria de Faria Amaral Brito – titular
Janaína de Holanda Camilo – suplente

Fotos: Cristiano Borges

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano